Em visita à FIERGS, embaixador da Holanda cita áreas de interesse para expandir a relação com o RS

A Holanda tem uma relação muito forte, com mais de um século de investimentos no Brasil, especialmente na indústria e agricultura. Mesmo assim, ainda há muito a ser expandido, assegura André Driessen, embaixador do país no Brasil desde 2021, que se reuniu na FIERGS com o diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex), Aderbal Lima, na quarta-feira. Driessen destacou o especial interesse em expandir a colaboração em startups, agricultura de precisão, energia eólica, educação e ensino técnico, áreas que o Rio Grande do Sul pode ser um parceiro importante.

No ano passado, uma missão empresarial liderada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, direcionada para energias renováveis, infraestrutura e práticas operacionais e ambientais esteve na Holanda, um dos principais países em relação à instalação de parques eólicos. Os holandeses mantêm um escritório de negócios, o Netherlands Business Support Office (NBSO), em Porto Alegre.

Em 2022, a corrente de comércio entre Brasil e Holanda cresceu mais de 28% na comparação com 2021.  Em sentido oposto, a mesma relação com o Rio Grande do Sul recuou 2,67%, especialmente por conta da queda de mais de 10% das exportações gaúchas para o país.  Já em 2023, entre janeiro e maio, a corrente de comércio entre o RS e a Holanda subiu 23%, com crescimento nas exportações dos dois lados. O Estado vendeu no ano passado especialmente carnes e miudezas, comestíveis, mais de 22% da pauta. E comprou adubos (fertilizantes), cerca de 48% do total.

André Driessen, que esteve acompanhado da cônsul honorária da Holanda em Porto Alegre, Ingrid de Kroes, salientou também que seu país é uma “porta de entrada” para o continente europeu em função dos portos eficientes lá instalados. Ele chamou a atenção, porém, para necessidade de se discutir a questão de produção e sustentabilidade, pois o Brasil e os demais países do Mercosul passarão a encontrar cada vez mais barreiras de acesso à União Europeia se não encararem este tema com seriedade.

O gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea, também participou do encontro.

Publicado quarta-feira, 21 de Junho de 2023 - 14h14