Você está aqui

Empresas estabelecem estratégias de gestão em SST

Debates e atualizações sobre as mais recentes regulamentações a respeito do tema ocorreram durante o 5º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), realizado na FIERGS, na quarta-feira. Foram apresentadas estratégias para promover a cultura de proteção no ambiente de trabalho e mostrados casos de sucesso de empresas que implementaram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O vice-coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, que organizou o evento juntamente com o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Sérgio Galera, destacou que a implantação das medidas de SST nas empresas cabe ao empregador, mas com a participação do trabalhador, ao atuar como facilitador do processo.

O superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, afirmou que a estratégia em SST é um investimento muito vantajoso para as organizações. Segundo ele, cada vez mais o trabalho se pauta por saúde e segurança, e a sua gestão deve ter atenção permanente das diretorias e dos conselhos das empresas, e não ser apenas preocupação do Sesi e dos setores de recursos humanos. “É uma questão de sobrevivência para as empresas”, disse.

“Em ambiente seguro, as pessoas são muito produtivas”, afirmou a gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Benefícios da Stihl, Aline Oliveira, que participou do painel Relação Investimento x Benefício da Gestão em SST. Ela deu depoimento juntamente com a gerente Recursos Humanos da LRB, Débora Batista, que enfatizou a importância de ações internas de conscientização entre trabalhadores e gestores sobre o tema, e do engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Fernando dos Santos. Aline observou que a postura das empresas deve ser de receptividade às demandas dos funcionários em relação ao SST. “A liderança precisa acolher o que as pessoas trouxerem”, afirmou.

Já o especialista em Política e Indústria da CNI, Wilson Brueckeimer Junior, participou do painel A Cipa e o seu Papel em SST, ao lado do especialista em Segurança no Trabalho da Gerência de Saúde do Sesi, Ranniery Castello, e da professora e ergonomista Jacinta Renner (mediadora). No painel Saúde e Bem-Estar no Trabalho: Boas práticas aplicadas na gestão de pessoas, estiveram o psicólogo organizacional, Leandro Custódio, a especialista em Saúde Mental no Trabalho e Fatores Psicossociais do Sesi, Graziela Alberici, e o médico do trabalho Cláudio Pereira (mediador).

 

Publicado sexta-feira, 10 de Novembro de 2023 - 16h16