Futurista aponta tendências no setor de entretenimento

A tendência da mídia, conteúdo e criação para os próximos cinco anos, especialmente no Brasil e países do BRIC será o principal tema de Gerd Leonhard, um dos principais futuristas atuais no 5º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. "A transformação do Egosystem no Ecosystem", diz Leonhard, que destaca que a produção dos conteúdos de mídia criados no BRIC, Indonésia e África vão aumentar muito, assim como os feitos nos Estados Unidos reduzirão dramaticamente. Fundador do GreenFuturist e CEO da The Futures Agency, Gerd é conhecido como o co-autor do influente livro "The Future of Music" (2005), e como o autor de "The End of Control" (2007), "Music 2.0" (2008), "Friction is Fiction" (2009), e "The Future of Content" (2011). Ele também defende que os consumidores terão mais direitos e muito mais opções. Ele acredita que os preços de mídia reduzirão ao básico, e que chegarão em um número bem maior de pessoas.

Entre os temas abordados no Congresso, a educação será um dos principais. A Academia Khan, uma escola totalmente virtual, será apresentada durante o evento por um dos responsáveis da implementação dos vídeos em português, Bilal Musharraf. "Nossa missão é oferecer uma educação de classe mundial para qualquer um em qualquer lugar", explica ele. Musharraf salienta que já mais de mil vídeos de aulas em Português no You Tube e que em breve haverá um site traduzido "Nosso objetivo é fazer uma versão totalmente localizada do Khan Academy disponível em Português, com exercícios práticos, vídeos educativos e métricas em tempo real para permitir a aprendizagem personalizada", enfatiza.

O 5º Congresso Internacional de Inovação terá como tema Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riqueza, o evento ainda vai abordar assuntos como consumo colaborativo, educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento. Outro palestrantes será o professor da New York University e crítico cultural, Steven Johnson, fará a palestra "De onde vem as boas ideias?". Jonhson, que é colunista do New York Times e autor do livro que tem o mesmo nome da palestra.

A diretora do Collaborative Lab, Lauren Anderson, também estará no congresso falando sobre "Como o Consumo Colaborativo está influenciando a Indústria?" O fundador da Physon Eletronics, empresa que produziu a primeira unidade flash USB com a tecnologia system on chip do mundo, K. S. Pua, também vai contar sua história. A empresa, da Malásia, valia mais de US$ 1 bilhão antes de completar 10 anos.

As inscrições para o 5º Congresso Internacional da Inovação podem ser feitas pelo site http://www.fiergs.org.br/inovacao2012.

Publicado quinta-feira, 6 de Setembro de 2012 - 0h00