IEL aborda o mindset do líder na transformação digital

Preparar os líderes para a transformação digital. Este é o objetivo do curso promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEl-RS), Transformação Digital na Prática: O Mindset do Líder. “As últimas pesquisas demonstram que as experiências que dão mais certo na transformação são das empresas que colocaram o foco na qualificação dos líderes e na criação da nova cultura que permita essa mudança”, explica Paula Traldi, do Insper, que conduziu o curso de Educação Executiva nos dias 27 e 28 de novembro. Ela fundou em 2015 a Blossom Consulting, depois de 27 anos de experiência como executiva na Ford, Unilever, Novartis, Abril e Pátria Investimentos. Além de lecionar no Insper em cursos de Educação Executiva, tem vários projetos de diagnóstico da prontidão para transformação digital e gestão de mudança.

Paula, que é graduada em Psicologia pela USP, com pós graduação em Administração pela FGV-SP, explicou que o curso prepara o líder para que se conheça melhor e lidere sua organização nesta transformação. “A empresa deve estar preparada para não ser engolida por um tsunami de tecnologia”, ressalta. “A cultura da empresa deve estar aberta, devemos lidar melhor com os erros e ser capazes de trabalhar com os mileniuns, com diferentes tipos de realizações”, disse ela.

Transformação digital

O diretor industrial da Móveis Florense, Felipe Corradi, disse que sua intenção ao participar do curso foi compartilhar e buscar novos conhecimentos. “O foco principal que eu levo é o poder errar, aprender rapidamente com o erro, e corrigi-lo. E começar logo. Se vamos do zero ao 100, tenho que passar pelo um, não posso pular etapas”, ressaltou.

O CEO da Exatron, Régis Haubert, lembrou também do conflito de gerações. “Os jovens precisam de decisões muito rápidas, mas temos que mostrar para eles que as empresas têm passos que devem ser dados e processos que devem ser atendidos”, comentou. Conforme Haubert, cabe ao líder ter a maturidade de entender esse novo mundo digital, dentro do espectro de mercado, de competição, de atender os clientes e da expectativa com os colaboradores.

Participando pela primeira vez de um curso do IEL, o diretor da River Print Impressos, Rafael Paraddeda, destacou que a transformação digital não é apenas comprar um site novo ou colocar novas ferramentas. “Há toda uma cultura que deve ser trabalhada, em todos os níveis. E nós, líderes, temos que passar isso aos colaboradores a fim de criar um pensamento moderno e inovador e ampliar os mercados”, afirmou.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 - 18h18