Ministro das Cidades detalha aos industriais gaúchos a aplicação dos R$ 19,1 bilhões em infraestrutura

A aplicação dos R$ 19,1 bilhões de investimentos do Ministério das Cidades no Estado foi apresentada em encontro com industriais gaúchos e lideranças políticas nesta sexta-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O ministro Aguinaldo Ribeiro afirmou que "a infraestrutura ainda precisa alcançar o mesmo nível da economia brasileira", classificada entre as dez mais fortes do mundo. "Ao longo dos anos a falta de planejamento deixou essa área com muitos gargalos. Por isso, apesar dos avanços recentes, temos muito trabalho pela frente", avaliou.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou que a entidade promove a interlocução com os governos estadual e federal "com o propósito de colaborar, sempre posicionando claramente os interesses do setor industrial no desenvolvimento sustentado do Rio Grande do Sul e do País". Salientou também que os fatos e os exemplos das nações hoje desenvolvidas mostram que não há competitividade sem investimentos na infraestrutura. "Há pouco tempo lançamos o estudo Sul Competitivo, resultado da união das três Federações de Indústrias da Região Sul e da CNI. Mas para tornar realidade este documento, precisamos do esforço de toda a sociedade: entidades empresariais, indústrias, governos federal, estadual e municipal", defendeu Müller.

Os recursos direcionados ao Estado, segundo Ribeiro, estão divididos em habitação (R$ 9,8 bilhões), saneamento (R$ 3,4 bilhões), mobilidade (R$ 4,7 bilhões) e Trensurb (R$ 1,2 bilhão). "O governo acredita nas Parcerias Público-Privadas para levar o País a um patamar elevado de competitividade", disse. Para o presidente da FIERGS, uma das preocupações do setor industrial com os investimentos anunciados é que as obras "sejam executadas plenamente".

O ministro das Cidades destacou os investimentos para o transporte e as obras da Copa. "O metrô daqui, por exemplo, faz parte de uma PPP. É a primeira vez que o governo federal libera recursos para uma PPP". Do total de R$ 2,4 bilhões, R$ 718 milhões são da Prefeitura de Porto Alegre, R$ 750 milhões financiados e o restante do governo. Em relação à Copa do Mundo, relatou que das dez obras previstas, totalizando R$ 913,7 milhões, oito já foram iniciadas.

Publicado sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012 - 0h00