Reino Unido vê oportunidades no RS

O cônsul geral Britânico em São Paulo e diretor do Comércio e Investimento para o Brasil, Martin Raven, esteve em sua primeira visita oficial à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul na terça-feira (9), durante reunião de diretorias da entidade. Raven, que assumiu o cargo em novembro, explicou que seu objetivo é identificar oportunidades de negócios para empresas do Reino Unido com brasileiras. Conforme o diplomata, há espaço para o comércio ser incrementado entre os dois países, destacando o potencial do Estado, com sua economia diversificada. Também foi sugerida a realização de uma missão empresarial gaúcha ao Reino Unido.

De janeiro a novembro de 2006, o Brasil exportou US$ 504 milhões para a Grã-Bretanha, sendo principalmente carnes, minérios, calçados, madeira, sementes, frutas, móveis e máquinas e reatores. O País importou US$ 1,3 bilhão, com destaque para produtos químicos, máquinas, produtos farmacêuticos, químicos, veículos, bebidas e plásticos. No mesmo período, o Rio Grande do Sul exportou US$ 290 milhões, em especial calçados, móveis, carnes e fumo. Nas importações, o Estado comprou US$ 30 milhões, sendo que os principais produtos foram reatores nucleares, produtos químicos, máquinas e veículos.

Publicado quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007 - 0h00