Secretários estaduais se reúnem com FIERGS

Os secretários de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Westphalen, deram início, nessa quarta-feira (10/1), à interlocução do Governo do Estado com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Em visita ao presidente da entidade, Paulo Tigre, abordaram as principais ações de desenvolvimento e tecnologia que serão implementadas pelas suas Pastas.

De acordo com o secretário Proença, os projetos previstos incluem atividades intensas e agressivas. ''O Rio Grande do Sul pode se transformar num pólo de alta tecnologia, com ênfase em informação e biotecnologia'', disse. Na ocasião, o secretário recebeu de Paulo Tigre a agenda de ações elaborada pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS.

A alternativa para viabilizar a atração de empresas de alta tecnologia e para incentivar a criação de novos empreendimentos gaúchos do setor serão os investimentos provenientes de capital de risco, segundo Proença. Também garantiu que o segmento de madeira e celulose terá uma atenção especial do Governo Estadual. Para ele, será uma opção importante para melhorar a situação econômica e social da Metade Sul do Estado.

Em relação ao Fundopem - mecanismo de atração de investimento com isenção de ICMS -, o secretário Nelson Proença garantiu que ''funciona muito bem, mas sofrerá adaptações para atrair mais empresas de alta tecnologia e para favorecer outros setores''. Também assinalou que o Fundopem é importante, mas, na sua opinião, ''não é decisivo para impulsionar os setores produtivos''.

Para o secretário Westphalen, a FIERGS é uma forte aliada para tornar as empresas gaúchas mais competitivas. ''Queremos aproximar a universidade e a indústria. Assim, poderemos transferir tecnologia de ponta para os empreendimentos de pequeno e médio portes que têm menos acesso às inovações''.

Publicado quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007 - 0h00