Sistema FIERGS capta recursos para pequenas indústrias

O Rio Grande do Sul teve aprovados nove projetos voltados a empresas de pequeno porte pela Finep/Sebrae, sendo que quatro foram apresentados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RS (Senai-RS), integrantes do Sistema FIERGS. Os recursos, obtidos por meio de edital nacional, chegam aproximadamente a R$ 1,8 milhão e serão aplicados em ações de inovação tecnológica para as micro e pequenas indústrias gaúchas. As ações elaboradas beneficiarão diretamente 21 empresas participantes dos Arranjos Produtivos Locais (APL's) de Couro, Calçados, Móveis e Gemas e Jóias. A contrapartida, incluindo participação das empresas, será de R$ 350 mil.

Entre os quatro projetos aprovados pelo IEL/Senai-RS para receber investimentos está a elaboração de calçados ecologicamente corretos, confeccionados em processos inovadores de Produção Mais Limpa. Já no setor de Couro, o trabalho dará ênfase para os sistemas que reduzam os compostos orgânicos voláteis (CVO´s) e os metais pesados para evitar as possíveis restrições ambientais em mercados compradores potenciais no exterior.

No setor de Gemas e Jóias serão desenvolvidos equipamentos para furação das pedras e protótipos específicos para essa finalidade. Atualmente, os pequenos fabricantes usam equipamentos de tecnologia ultrapassada, gerando perdas de matéria-prima e deixando de agregar valor. Outro segmento beneficiado pelos recursos provenientes do Finep/Sebrae é o de Móveis. Será implantada unidade de produção para vergamento de madeira maciça e chapas reconstituídas, com o objetivo de ampliar as alternativas de produção dos móveis e de introduzir novos designs. Atualmente, nos processos convencionais, as fábricas desperdiçam um percentual elevado de madeira, sem conseguir gerar inovações quanto a melhor utilização dessa matéria-prima. O valor agregado do móvel é baixo e os custos operacionais são elevados.

A Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) selecionaram 70 projetos de todo Brasil para receber recursos financeiros.

Publicado quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007 - 0h00