Alternativas em petróleo, gás e energia são debatidas na FIERGS

O desenvolvimento do polo naval de Rio Grande, na Zona Sul do Estado, foi tema de mais uma reunião do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS (CCPGE), nesta sexta-feira, na sede da entidade. No encontro, foi apresentado um relato da missão empresarial gaúcha às cidades de Newcastle e Aberdeen, que envolveu 34 pessoas, entre empresas, entidades e órgãos de governo. Entre as conclusões do grupo, está a certeza de que o Rio Grande do Sul precisa intensificar a presença em eventos internacionais, para consolidar a posição de novo polo de investimentos do setor. "O nosso principal resultado da viagem foi o alinhamento entre empresas, instituições de pesquisa e governos municipais e estaduais. Pela primeira vez, pudemos compartilhar de uma experiência do gênero com o mesmo foco", disse o coordenador do CCPGE, Marcus Coester.

Completando a reunião também foram apresentadas as oportunidades de negócios no Canadá, o novo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para seleção pública de propostas de cooperação entre empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento de projetos na área de pré-sal, além dos investimentos da companhia Engevix, que adquiriu o Estaleiro Rio Grande.

Publicado sexta-feira, 6 de Agosto de 2010 - 0h00