Construção de novos aeroportos é debatida

A necessidade de mais um aeroporto internacional no Rio Grande do Sul é compartilhada por autoridades estaduais, federais e por empresários. Atualmente, o Estado conta apenas com o Salgado Filho, que está no limite da sua capacidade e deverá encerrar o ano com um total de 8 milhões de passageiros. Este foi o tema da reunião do Grupo Temático de Logística do Conselho de Infraestrutura da FIERGS, na terça-feira, liderada pelo coordenador André Loiferman.

No encontro, foi apresentado o projeto para instalação de um aeroporto entre Nova Santa Rita e Portão, numa área de 25 quilômetros quadrados. A iniciativa, realizada por lideranças empresariais e políticas do Vale dos Sinos, denominada Grupo de Trabalho 20 de Setembro, prevê que a nova unidade terá capacidade para 30 milhões de passageiros por ano. Segundo Luis Afonso Franz, integrante da mobilização, os prefeitos das duas cidades já declararam o terreno de utilidade pública e o projeto de duas pistas está em análise técnica pela Aeronáutica.

O diretor do Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul, Roberto Barbosa de Carvalho Neto, destacou que o governo do Estado possui recursos financeiros para, apartir de 2012, fazer os estudos de viabilidade para dois aeroportos, um na Região Metropolitana e outro na Serra. Também destacou que o modelo de concessão para a iniciativa privada pode ser uma alternativa econômica para a construção dos aeroportos. O coordenador do Conselho de Infraestrutura da FIERGS, Ricardo Portella Nunes, salientou que o setor industrial gaúcho tem urgência numa solução logística para o transporte aéreo dos seus produtos, pois a pista do Salgado Filho não tem capacidade para receber grandes aeronaves de cargas.

Publicado Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 - 0h00