Embaixador belga destaca setores com maior potencial para comércio e parcerias

O embaixador da Bélgica no País, Jozef Smets, acompanhado do cônsul-geral, Didier Vanderhasselt, esteve na FIERGS, nesta segunda-feira (15). Segundo o diplomata, que foi recebido pelo coordenador do Grupo Temático de Negociações Internacionais da FIERGS, Frederico Behrends, a visita faz parte de uma ação para manter contatos diretos com Federações Industriais, pelo interesse em incrementar as parcerias comerciais com o Brasil, especialmente no setor portuário.

Duas empresas belgas de dragagem estão entre as quatro maiores do mundo e atuam em portos brasileiros, entre eles o de Rio Grande, mas Smets destacou, também, o potencial de seu país nos segmentos químico, farmacêutico e agropecuário. “O sentimento geral é de que o Brasil passa por problemas em sua economia, mas que são passageiros. Fora da Europa, este País é um parceiro fundamental”, disse Smets.

Na balança comercial de 2014, a Bélgica aparece como o 18º destino dos produtos brasileiros, e apenas o 26º na origem. Em relação ao Rio Grande do Sul, é nono e 34º, respectivamente. Os belgas compraram um total de US$ 427,7 milhões, principalmente tabaco, e venderam US$ 60,1 milhões (adubos ou fertilizantes em primeiro lugar) ao Estado.

Publicado quarta-feira, 17 de Junho de 2015 - 14h14