Aproximar empresas interessadas em negócios envolvendo energias renováveis e eficiência energética foi o objetivo da 1ª Sessão de Negócios – Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) nesta quinta-feira. Essa modalidade possibilita que o usuário, seja pessoa física ou jurídica, reduza a dependência da empresa concessionária do serviço de distribuição em sua região, pois tem a capacidade de produzir, além de consumir energia.

Mais de 40 empresas foram representadas no encontro, incluindo fabricantes de painéis fotovoltaicos, de lâmpadas LED, de tecnologia da informação e consultorias. “Aproveitamos o evento para prospectar clientes produtores de energia solar, pois nossa empresa desenvolveu um produto específico para essa necessidade e também conhecer outras demandas desse setor”, comentou a representante da Baterias Moura, de Canoas, Caroline Pedroso da Silva. O evento foi uma realização da FIERGS, do Sebrae-RS e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia do Estado.

As conexões deste tipo deram um salto no Brasil. Eram 7,6 mil no final do ano passado e chegaram a 13,3 mil em agosto de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado brasileiro em número de conexões nesses moldes, com 1.486 pontos.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 - 17h17