Quando comemora os 50 anos de existência, a, inicialmente, “Escola de Curtimento Senai” de Estância Velha, passa a ser Instituto Senai de Tecnologia do Couro e Meio Ambiente. “É com alegria que compartilho a celebração de meio século dessa instituição, que desde 1965 ajudou a escrever uma nova história da cidade e da economia da Região”, disse o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, na reunião do Conselho Consultivo da unidade, realizada nesta terça-feira, em Estância Velha. “E a partir de 2015, estará fortemente vinculada também ao futuro da indústria do couro, quando abrirmos as portas e os serviços do Instituto Senai de Tecnologia - Couro e Meio Ambiente”, destacou.

Müller salientou que este marco cronológico “remete ao acerto do ato inaugural, 50 anos atrás, mostrando que os empreendedores daquela época eram visionários ao criar essa modalidade de formação profissional”. Conforme ele, o êxito se comprova pelo tempo de existência da escola, adequando-se à evolução da indústria coureira. “Além do ensino profissionalizante, incorporou as atividades de assistência técnica e tecnológica, juntamente com a pesquisa aplicada”, ressaltou.

O presidente do Conselho Consultivo da unidade, Francisco Alziro Gomes, originário da primeira turma de curtidores formado pela escola, disse que além do suporte técnico, recebeu uma filosofia de vida. “Ela tem algo especial pois forma profissionais e cidadãos”, lembrou. O prefeito de Estância Velha, Waldir Dilkin, destacou que os jardins da escola já foram cartão postal da cidade e que sua trajetória se mistura com a história do município.

O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, falou do investimento que está sendo feito ao transformar o Centro Tecnológico do Couro em Instituto Senai de Tecnologia do Couro e Meio Ambiente. Ele explicou que todo o novo equipamento estará instalado e as obras realizadas em novembro, quando haverá a inauguração.

Durante a cerimônia foi entregue o troféu O Curtidor ao industrial Paulo Müller, um dos idealizadores da escola, a Francisco Gomes e ao presidente Heitor José Müller. O prefeito Dilkin também entregou uma placa homenageando os 50 anos da unidade.

Banco de imagens

Fonte: Foto: Dudu Leal