Estados Unidos e Brasil podem firmar parceria em biocombustíveis

Os Estados Unidos e o Brasil se reúnem no próximo ano, entre abril e maio, para discutir biocombustíveis. ''Este é um novo recurso energético que devemos desenvolver, apoiar e fazer com que cresça'', disse o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, durante um encontro com industriais na sede da FIERGS nesta segunda-feira, 18. ''Os dois países precisam trabalhar mais próximos e focar no que podem fazer juntos'', disse ele, destacando que o Brasil é um dos líderes em biocombustíveis. O embaixador afirmou que outras parcerias também podem ser discutidas, citando a ciência e tecnologia como um amplo tema.

''Os Estados Unidos são o primeiro destino das exportações gaúchas. Este ano, também atuamos, em parceria com outras entidades, na prorrogação do Sistema Geral de Preferências, cuja decisão favorável do parlamento norte-americano queremos ressaltar'', salientou o vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Astor Schmitt, que coordenou o encontro. Schmitt falou ainda da importância de outras formas de cooperação econômica, como a atração de novos empreendimentos e os acordos tecnológicos.

O embaixador Sobel explicou que esta foi sua primeira visita ao Rio Grande do Sul e falou da importância do Estado no contexto nacional e internacional. ''O Rio Grande do Sul tem uma economia muito diversificada e conta com a presença de muitas empresas americanas'', afirmou. Com relação à integração regional, ele disse considerar base para se conseguir apoio em termos de hemisfério.

Respondendo uma questão do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, o embaixador disse que ''está em análise revigorar a representação diplomática dos Estados Unidos em Porto Alegre'' e acrescentou: ''isto não é um anúncio. É apenas o início de um processo''.

Publicado segunda-feira, 18 de Dezembro de 2006 - 0h00