Feira de Hannover apresenta as vantagens da indústria integrada

A "nova revolução industrial", como vem sendo chamada a Indústria 4.0, resultado do crescente aumento de integração no setor, inspirou a Feira de Hannover deste ano. Sob o tema Indústria Integrada, o evento termina nesta sexta-feira, na Alemanha, com uma expressiva representação do Brasil. São 180 participantes, divididos entre expositores ou integrantes de missões empresariais, entre elas a coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e articulação da FIERGS. "A feira demonstra a pujança da indústria mundial, os que expõem aqui estão muito adiantados em tecnologia e em envolvimento com a quarta revolução industrial, que é através da internet e da interação", atesta o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, presente em Hannover na missão gaúcha ao lado de 110 representantes de 49 empresas − 32 delas do Rio Grande do Sul − e 19 entidades.

Müller explica a nova relação surgida a partir do fortalecimento da internet. "Como na Feira CeBIT, há um mês, cujo o mote era indústria compartilhada, na de Hannover temos a indústria integrada. É possível interagir, por exemplo, recompondo um equipamento solicitado, adaptando o pedido a determinadas circunstâncias. A integração não se dá apenas entre as empresas fornecedoras, mas também com o cliente. Em poucos anos, a maioria das empresas terá sistemas integrados implantados", prevê. O presidente da FIERGS, entretanto, entende que ainda é preciso evoluir muito no Brasil dentro desta nova tendência. "Indústrias de diferentes setores estão em dia com o que ocorre atualmente, mas em número ainda pequeno. O que estamos fazendo, como entidade, é dar a oportunidade para que muitas possam visitar feiras como a de Hannover e ver o que acontece no mundo", afirma.

A missão da CNI é realizada em conjunto também com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e Sebrae/SC, além de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

Publicado quinta-feira, 11 de Abril de 2013 - 0h00