Você está aqui

A Federação e o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS / CIERGS - vêm a público se posicionar contra a paralisação dos serviços de transporte e bloqueio de rodovias, ruas e espaços públicos, conforme vem sendo divulgado pelos organizadores da pretendida greve nesta sexta-feira. Essas ações, ao impedir fisicamente o acesso aos locais de trabalho e a liberdade de ir e vir dos cidadãos, como os piquetes nos portões das fábricas, acabam dando a falsa ideia de adesão ao movimento. 


Não é admissível paralisações na atual crise da economia brasileira e em especial do Rio Grande do Sul.  Se quisermos ajudar a mudar o País temos que olhar criticamente para o ressurgimento do “grevismo” de minorias e compará-lo às mobilizações legítimas baseadas na liberdade de expressão que vinham sendo realizadas aos domingos, sem atrapalhar a circulação de pessoas.

As medidas a serem adotadas pelos Sindicatos filiados à FIERGS e pelas indústrias associadas ao CIERGS deverão ter como objetivo  a preservação da integridade pessoal de seus trabalhadores e do patrimônio empresarial.

Tanto os Sindicatos como as empresas precisam estar em contato direto com as forças de segurança pública locais avaliando as decisões para garantir a tranquilidade do setor produtivo no Rio Grande do Sul.

Cumpre alertar também que a legislação  prevê o desconto do dia parado dos salários dos trabalhadores, já que a falta é entendida como suspensão do contrato de trabalho, de acordo com a Lei nº 7.783/1989 e no Art. 9º da Constituição Federal.


Porto Alegre, 25 de abril de 2017
 

Publicado Terça-feira, 25 de Abril de 2017 - 14h14