Unir esforços e articular ações de alto impacto e estruturantes a favor do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento de Porto Alegre e do Estado, contribuindo com a geração de negócios na indústria. Esse é o objetivo da carta de cooperação assinada nesta segunda-feira (13), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), durante o 19º Congresso Internacional de Gestão, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. A Federação firma parceria com a iniciativa chamada de Aliança para Inovação em Porto Alegre, que envolve a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). “As empresas e organizações precisam se reinventar e esse é o início de um trabalho de aproximação entre indústrias e universidades. Para voltarmos a ser competitivos e seguir nos desenvolvendo, precisamos desse tipo de parceria”, declarou o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, Daniel Raul Randon, lembrando que, no Brasil, apenas o equivalente a cerca de 1% do PIB é investido em Pesquisa e Desenvolvimento. Para se ter uma ideia, a Coreia do Sul destina 3,6% de seu PIB para esse fim.

O reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, acredita que “essa aproximação entre FIERGS e as universidades em prol da inovação é fundamental, pois sozinha a academia não consegue realizar toda a mudança necessária, precisamos de outros agentes para tornar isso possível”.

Já o reitor da Ufrgs, Rui Vicente Opperman, lembrou que essa aproximação cria um momento propício para manter e estimular o progresso e a inovação.  “Nossa meta também é criar o ambiente necessário para manter no Estado os profissionais tão bem preparados pelas universidades, proporcionando desenvolvimento e competitividade”, avaliou.

O reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, comentou que a sociedade como um todo deve atuar de maneira alinhada. “Precisamos construir um ecossistema global de inovação, com forte visão de atuação que proporcione o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou.

O documento assinado aponta quatro eixos direcionadores de atividades relacionadas. Entre eles a promoção de negócios entre indústrias e startups; suporte técnico para desenvolvimento de negócios e projetos na indústria ampliando conexões com segmentos como eletroeletrônico, nanotecnologia, biotecnologia, saúde, novos materiais e economia criativa; e execução de projetos-piloto para a implantação de plataformas de produção com base em conceitos de manufatura avançada e indústria 4.0. A outra meta será a captação de recursos para projetos de inovação na indústria, por meio da cooperação com agentes internacionais e nacionais.

Publicado segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 - 17h17