Terminou nesta quinta-feira (8) a viagem da comitiva gaúcha para o Japão com o objetivo de estreitar relações comerciais e diplomáticas. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) participou dos encontros bilaterais liderados pelo governo do Estado, que busca novos investimentos e parcerias. A economia do país asiático é altamente industrializada, voltada para inovação e tecnologia, e responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o vice-presidente da FIERGS Gilberto Porcello Petry a iniciativa irá fortalecer a indústria gaúcha. Ele acompanhou a agenda no Japão, sendo recebido no Keidanren – a Federação de Negócios do Japão, que é considerada uma das maiores entidades daquele país. “No encontro, apresentamos as potencialidades do Rio Grande do Sul e como a FIERGS pode colaborar para atrair os investimentos japoneses”, explicou.

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul lançou, em março, com o governo do Estado, o InvestRS, que busca estimular novos empreendimentos nos setores com potencial estratégico para o Rio Grande do Sul, como o carbonífero. Os japoneses possuem tecnologia que otimiza o uso sustentável do carvão e o Rio Grande do Sul concentra 90% da reserva brasileira do mineral. Na viagem técnica, foi apresentado o projeto, orçado em US$ 2 bilhões, da Usina Termoelétrica do Baixo Jacuí de 1000 MW. “Temos que ter matrizes que assegurem energia. O consumidor quer ligar o interruptor e ter luz, não importa se chove pouco na região da usina hidrelétrica. O carvão oferece essa segurança”, afirmou Petry.

A viagem de prospecção contemplou a capital Tóquio; Hitachinaka, na província de Ibaraki; Hamamatsu e Iwata, na província de Shizuoka; e Otsu, na província de Shiga. Participaram também das visitas o vice-presidente da FIERGS Cláudio Affonso Amoretti Bier, também presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers); além do presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do RS (Sinplast), Edilson Luiz Deitos; e do diretor de Novos Negócios da Copelmi Mineração, Roberto Faria.

Crédito foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Publicado quinta-feira, 8 de Junho de 2017 - 15h15