A Espanha quer fortalecer o intercâmbio comercial com o Rio Grande do Sul. Para isso, o cônsul-geral daquele país em Porto Alegre, Francisco de Asís Benítez Salas, esteve nesta quarta-feira (27) na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, onde se encontrou com o presidente Gilberto Porcello Petry. A representação espanhola na capital gaúcha e a FIERGS vão tratar de iniciativas conjuntas que facilitem a relação de negócios e as parcerias para empresas dos dois países. Entre essas ações de aproximação, Petry sugeriu a organização de missões empresariais para a Espanha.

A balança comercial do Rio Grande do Sul com a Espanha fechou com saldo positivo de US$ 37,45 milhões no ano passado. Porém, tanto as exportações quanto às importações do RS tiveram fortes quedas na comparação com 2015, 19% e 13,6%, respectivamente. Os principais produtos exportados pelo Estado para o país europeu foram resíduos da indústria alimentar e plásticos. Já a Espanha vendeu especialmente combustíveis e máquinas e equipamentos. A presença importante de empresas espanholas em território gaúcho ao longo dos anos também foi lembrada durante o encontro na FIERGS.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 27 de Setembro de 2017 - 16h16