FIERGS lança mapa de investimentos prioritários na infraestrutura

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) lançará o projeto Sul Competitivo na próxima segunda-feira (dia 5), às 14h, na sede da entidade, em Porto Alegre. A iniciativa aponta as obras necessárias para destravar os nós logísticos. "Não adianta fabricarmos o melhor produto com os menores custos se não tivermos uma malha de transporte eficiente que permita levar esse artigo até o consumidor final", afirma o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

O estudo, realizado pela FIERGS em parceria com as Federações do Paraná (Fiep) e de Santa Catarina (Fiesc), detalha os pontos mais críticos na Região Sul e apresenta as áreas que devem ser priorizadas nos investimentos feitos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Também indica qual a melhor forma de financiamento em cada caso: através do poder público, pela iniciativa privada ou a partir de Parcerias Público-Privada (PPP).

Conforme o levantamento, a Região Sul, responsável por 17% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, possui gargalos em infraestrutura que podem, dentro de alguns anos, travar o escoamento da produção para o mercado interno e para exportação.

No mesmo dia, o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, também reunirá a Bancada Federal gaúcha na sede da entidade. O objetivo é sensibilizar os parlamentares para as demandas apontadas pelo projeto Sul Competitivo.

O QUÊ − Lançamento do projeto Sul Competitivo pela FIERGS − Diagnóstico dos gargalos de infraestrutura no Estado, assim como as ações e investimentos necessários para resolvê-los.

QUANDO − Segunda-feira (dia 5 de novembro), às 14h

ONDE − Sede da FIERGS (av. Assis Brasil, 8787 − Porto Alegre)

Publicado quinta-feira, 1 de Novembro de 2012 - 0h00