Indústria alerta para ameaça ao suprimento de energia

Pelo menos até 2014, não existe risco de desabastecimento de energia elétrica no Estado. A garantia foi dada, na terça-feira, na FIERGS, pelo gerente executivo do Núcleo Sul do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Manoel Botelho. Ele participou da reunião do Grupo Temático de Energia do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Apesar da garantia de Botelho, o coordenador do Grupo Temático de Energia do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Carlos Faria, alerta que a situação é "de sinal amarelo" para o consumidor gaúcho.

A previsão de demanda para o verão 2010/2011 no Estado é de 5.564 megawatts (MW) de energia, enquanto na última temporada atingiu 5.268 MW. Não há temor de colapso, segundo Botelho, embora reconheça que exista um déficit de oferta no Rio Grande do Sul, que o obriga a puxar energia de fora, das sobras existentes em outras regiões do País, como a Nordeste. A demanda poderá ser suprida ainda pelos leilões de energia que serão realizados e irão acrescentar novas ofertas até 2014. "Somos capazes de suportar um crescimento de carga na ordem de 7% ao ano", destaca Botelho.

Já Faria observa que o sistema está em pleno funcionamento para atender a atual demanda, mas que entrará em pane se ocorrer um mínimo problema. Ele lembra que a estrutura disponível é capaz de suportar o crescimento da economia brasileira, prevista atualmente em 5,2%, mas que a realização da Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, exigirá obrigatoriamente maiores investimentos. A curto e médio prazos, o coordenador aponta como alternativa a realização de um leilão de usina térmica regional para suprir as necessidades.

Além do gerente executivo da ONS, o gerente do Departamento de Comercialização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Márcio Luiz Machado; e o conselheiro do GT de Energia, José Wagner Kaehler, também realizaram apresentações durante a reunião.

Publicado Terça-feira, 10 de Agosto de 2010 - 0h00