Indústrias tratam dos desafios para fortalecer competitividade no mercado externo

Para discutir os gargalos da competitividade brasileira e os principais desafios para as indústrias no mercado externo, a FIERGS realiza na próxima quarta-feira, dia 29, o Encontro de Comércio Exterior. Será na sede da entidade, em Porto Alegre, a partir das 13h45min. A indústria de manufaturados, especialmente, há 10 anos apresenta um déficit acumulado de mais de US$ 700 bilhões na balança comercial de seus produtos.

Entre os assuntos a serem tratados estão o Custo Brasil, a importância do Reintegra como mecanismo para compensar os tributos indiretos que penalizam os exportadores e a necessidade de tornar o comércio exterior uma política prioritária para o País. O evento também debaterá as medidas de médio e longo prazo que são indispensáveis para uma melhor inserção global das empresas, como os acordos comerciais, a desburocratização e a facilitação do comércio e o aprimoramento das linhas de financiamentos para o comércio exterior.

Com o tema As Transformações no Comércio e a Competitividade das Empresas no Mercado Internacional, o Encontro de Negócios, realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Comércio Exterior (Concex), em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) e apoio da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), será dividido em dois painéis. Um deles é Competitividade no Mercado Internacional! Como atingir mais competitividade e um melhor ambiente de negócios?, com a participação do presidente da Funcex, José Rubens de la Rosa; e do gerente-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo; e moderação do presidente da ADVB/RS, Sérgio Maia. O segundo trata de Comércio em Transformação: Como minha empresa será afetada?, com o presidente da AEB, José Augusto de Castro; e o presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Gianetti da Fonseca. A moderação ficará a cargo do vice-presidente da FIERGS Cezar Luiz Müller.

Inscrições: www.encontrodecomex.eventize.com.br. Mais informações pelo telefone 3347.8790 – ramal 8486.

Publicado sexta-feira, 24 de Novembro de 2017 - 15h15