Instituto Senai de Inovação em Soluções em Metalmecânica agora é Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou na última quarta-feira o Instituto Senai de Inovação em Soluções em Metalmecânica, de São Leopoldo, como nova instituição parceira. Em coletiva dos ministros de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e de Educação, Mendonça Filho, em Brasília, foi anunciado outros quatro institutos Senai de inovação credenciados: Institutos Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais (MG), Eletroquímica Industrial (PR), Sistemas Embarcados (SC) e Biomassa (MS). Agora, 11 dos 21 Institutos de Inovação em funcionamento podem operar recursos da Embrapii. O Senai-RS passa a contar com dois agentes Embrapii: o Instituto Senai de Inovação em Soluções em Metalmecânica e em Engenharia de Polímeros. Este último, com 19 projetos contratados, sendo 14 em execução e cinco já finalizados.  Com o credenciamento, as unidades estão habilitadas a desenvolver projetos no valor de até R$ 133 milhões - R$ 44,1 milhões em recursos da Embrapii e o restante dividido entre empresas e os Institutos Senai de Inovação.

Criada no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) - coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - a Embrapii pode investir até 1/3 das despesas das unidades credenciadas com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Publicado sexta-feira, 8 de Setembro de 2017 - 11h11