Você está aqui

Projeto da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí é finalista do Prêmio RBS de Educação

Da Leitura da Palavra à Leitura do Mundo: Uma Viagem pela Ficção é o projeto da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí, finalista do Prêmio RBS de Educação, na categoria Educador de Escola Privada. O trabalho, da professora Joici dos Santos Pereira, tem como objetivo aproximar os alunos da leitura, priorizando a formação de leitores literários capacitados, que consigam ler e produzir textos. A intenção é que no contato com a ficção experimentem o mundo por meio da palavra, e que “ao ter a experiência da imaginação, percebam-se capazes de criar e recriar mundos”, explica ela. O trabalho abrange os 110 alunos do 1º ano e está sendo aplicado ao longo do ano letivo, com ações semanais de promoção da leitura. “O projeto é longo devido à complexidade de formar leitores e fazer da leitura um hábito”, explica. A escola foi inaugurada este ano.


Trabalhando inicialmente quatro obras, a professora Joici buscou aguçar a curiosidade dos alunos para que continuassem a ler a obra, com atividades diferentes e discutindo aspectos do livro, além de buscar seu contexto temporal e cultural. Os diários de leitura produzidos pelos alunos mostraram avaliações criativas e qualidade de conteúdo. “O empenho demonstrado pelos estudantes na elaboração do trabalho foi a materialização da transformação que a leitura começa a fazer. Eles vêm demonstrando grande curiosidade sobre as próximas obras que vamos ler. Além disso, há maior assiduidade à biblioteca e retirada de livros”, destaca Joici.

Até o dia 27 de outubro, os trabalhos finalistas estão disponíveis para votação popular em http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/
 

Publicado sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 - 15h15