Região do Jacuí recebe Polo Naval

O governo gaúcho lançou, nesta terça-feira (21), em cerimônia no Palácio Piratini, o Polo Naval do Jacuí. O ato, que contou com a participação do governador Tarso Genro, da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e do presidente da FIERGS, Heitor José Müller, consolida a posição do Rio Grande do Sul na indústria oceânica brasileira.

Um protocolo de intenções foi assinado com a empresa Iesa Petróleo e Gás, que irá investir R$ 100 milhões no município de Charqueadas na construção de uma unidade para atender uma encomenda de pelo menos US$ 720 milhões da Petrobras. De acordo com Tarso Genro, o Polo Naval do Jacuí é um símbolo do acerto da estratégia de desenvolvimento do governo, esboçada desde o início da atual gestão. "Este polo não é produto da espontaneidade. É fruto de um planejamento ordenado, pensado e estruturado. Criamos uma alternativa de desenvolvimento em uma região que precisava de investimentos deste porte", afirmou.

O governador lembrou a recente mudança realizada no Fundopem como uma das medidas tomadas para tornar o Estado ainda mais atraente para novos investimentos. Além do protocolo de intenções com a Iesa, Tarso também assinou acordos que irão garantir a instalação de mais dois projetos no Polo do Jacuí: o da Metasa (que produzirá as estruturas metálicas dos módulos de produção da Iesa), em Charqueadas; e o da Intecnial (que fabricará módulos elétricos), em Taquari. As duas empresas assinaram, durante o evento, um compromisso de financiamento com o Badesul.

"Em dezembro de 2011 foi assinado um protocolo, entre o governo do Estado e a FIERGS, para a realização de diversas ações, incluindo estudos visando orientar a implantação e a operacionalização sustentável do Polo Naval. Na verdade, assinamos naquele dia uma grande parceria público-privada, que hoje vem apresentar um de seus resultados", afirmou Müller em seu pronunciamento.

Para a presidente da Petrobras, o Rio Grande do Sul está no caminho certo, e a maior empresa brasileira continua acreditando na indústria oceânica gaúcha. "Foi uma grande sacada do governador Tarso Genro este deslocamento para o Jacuí. Quando fica todo mundo no mesmo lugar, isso acaba gerando algum tipo de ineficiência", disse Graça Foster.

A executiva garantiu que a estatal não irá abrir mão dos preços e dos prazos para o cumprimento dos contratos, mas assegurou que a indústria oceânica gaúcha tem condições de atender às exigências, inclusive a de presença de conteúdo local. "Do sucesso do Polo Naval do Jacuí depende o sucesso da Petrobras", destacou.

Publicado Terça-feira, 21 de Agosto de 2012 - 0h00