O Rio Grande do Sul e a província de Mendoza, na Argentina, formalizaram nesta segunda-feira (18) a criação de uma comissão permanente para definir ações que facilitem acordos de integração econômica e comercial entre os dois estados. Uma comitiva de empresários argentinos e do governo de Mendoza se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, na sede da entidade, juntamente com industriais gaúchos e representantes do governo do RS. “A FIERGS colabora para que ocorram avanços entre Brasil e Argentina, os países mais importantes da América do Sul. Este foi o terceiro encontro entre os dois estados. Esta comissão que se cria precisa trabalhar para a formalização de acordos complementares e viabilização de negócios”, disse Petry.

O secretário de Economia, Infraestrutura e Energia da província argentina, ministro Martin Kerchner Tomba, que participou do evento Integração Produtiva Rio Grande do Sul-Mendoza, informou que os setores de interesse para acordos são olivicultura, vitivinicultura, metalmecânico, alimentos e bebidas, software, audiovisual e turismo. Mendoza é o quarto estado em importância econômica da Argentina. “Temos de cooperar para trabalhar em conjunto entre empresas argentinas e brasileiras do mesmo ramo, desenvolver um plano para competir, até para vender para outros países”, afirmou.

O vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e coordenador do Conselho da Agroindústria (Conagro) da FIERGS, Marcos Oderich, destacou que a Argentina é um parceiro fundamental para o Rio Grande do Sul, sendo o seu segundo maior exportador e a principal origem das importações gaúchas. “De janeiro a agosto de 2017, as exportações gaúchas para a Argentina cresceram 44% em relação ao mesmo período de 2016. Já as importações cresceram 14%. Portanto, para a FIERGS, essa relação com a Argentina é dada como prioritária”, afirmou. “Eventos de aproximação como esse, bem como reuniões de negociações setoriais nos permitirão avançar em agendas positivas para ambas as regiões, estimulando negócios e fortalecendo cada vez mais nossas relações bilaterais e laços de cooperação”.

A diretora de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do governo do Estado, Sandra Schafer, reforçou as similaridades entre o Rio Grande do Sul e Mendoza, o que facilita a aproximação. “Vamos fazer disso uma força, não uma competição”, afirmou.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 - 17h17