Seminário aproxima empresas gaúchas de projetos da Petrobras

Empresas gaúchas participaram, na terça-feira (15), do Seminário Rede de Fornecedores UHDT II, promovido pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com parceria da FIERGS, por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE). Foi a oportunidade para as interessadas em se cadastrarem como futuras parceiras da Petrobras obterem mais informações sobre o empreendimento UHDT II, bem como buscarem uma maior aproximação e esclarecimentos sobre os critérios de credenciamento junto à estatal brasileira.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, observou durante a abertura do evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, que a entidade desenvolve um trabalho a partir do novo ciclo do Petróleo & Gás no Brasil. Inclusive, criou o CCPGE em 2009. "Nosso objetivo é o de quadruplicar a participação gaúcha nas compras regulares do Sistema Petrobras, elevando para um patamar de 8% a 10% em 2015", disse Tigre. "Entendemos que esta meta é viável em função do perfil de nossa indústria, que tem qualidade, com certificações internacionais, juntamente com a tradição de fabricar produtos especiais sob encomenda, além da qualificação profissional pelo Senai − que faz parte do Sistema FIERGS − e dos avanços tecnológicos que têm a inovação como valor agregado".

O diretor presidente da Refap, Roberto Ken Nagao, avalizou a opinião de Tigre, destacando que o objetivo da Petrobras é o de aumentar a parceria com a indústria no Estado. "Além de significativa melhoria na qualidade do ar, com capacidade de tratar seis mil metros cúbicos/dia de diesel com baixo teor de enxofre, a nova unidade representa uma importante movimentação na economia do Rio Grande do Sul, através da geração de empregos, renda e demais tributos", observou.

A construção da nova Unidade de Hidrotratamento de Instáveis do Diesel (UHDT II), da Refap, em Canoas, a cargo da UTC Engenharia, terá investimento total de R$ 1,6 milhão, e será realizada em uma área de 20 mil metros quadrados, com utilização de Conteúdo Nacional Mínimo de 70% e geração de 10 mil empregos diretos e indiretos. As obras iniciaram em 17 de janeiro e deverão ser concluídas em 2013. Atualmente, apenas 146 empresas gaúchas são cadastradas para trabalhar junto à Petrobras.

O coordenador do CCPGE, Oscar de Azevedo, afirmou que a participação numerosa no evento − foram 450 inscritos − é uma manifestação do interesse das empresas gaúchas do setor. "Precisamos reforçar ainda mais este trabalho e a FIERGS possui uma estrutura focada para isso", salientou.

O seminário contou ainda, com as participações do diretor financeiro administrativo da Refap, Vicente José Rauber; da gerente do Departamento de Gás e Petróleo e Bens de Capital sob Encomenda do BNDES, Priscila Branquinho das Dores; do secretário adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do governo do Estado do RS, José Antônio Valle Antunes Júnior; do vice-presidente da Abimaq, Hernani Kaminski Cauduro; do presidente do Sinduscon-RS, Paulo Vanzetto Garcia, do diretor da UTC Engenharia, Antonio Carlos Miranda; e do gerente de suprimentos da Refap, Waldir Raupp; entre outros.

Também foram parceiros no evento a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Estado.

Publicado Terça-feira, 15 de Março de 2011 - 0h00