Você está aqui

Senai-RS tem 18 projetos aprovados no edital de inovação para indústria 2017

O Senai gaúcho teve 18 projetos aprovados nos três ciclos do Edital de Inovação para Indústria 2017, dos 31 enviados. O resultado do terceiro ciclo foi divulgado esta semana e o Estado segue como líder em número de aprovações. O objetivo deste Edital, uma parceria do Sesi, Senai e Sebrae, é financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria nacional. Este desenvolvimento tecnológico realiza-se, obrigatoriamente, por uma unidade Senai ou Sesi, dependendo do escopo do projeto.

Todos os projetos aprovados no Rio Grande do Sul estão sendo ou serão executados em algum dos institutos do Senai. São sete com o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, sediado em Caxias do Sul (Poltrona Flexcomfort Connect Kids, Laboratório EAD para Indústria 4.0, Adjuster tensior,  Esteira IoT, Localizador portátil para controle patrimonial utilizando tecnologia voltada para a indústria 4.0, Sistema IoT de Monitoramento de Banco de Baterias – Long Life e o Sistema QX1000); quatro com o Instituto Senai de Inovação em Soluções em Metalmecância, de São Leopoldo (Mesa de corte CNC híbrida para Indústria 4.0, - Machinae - Prótese eletrônica de membro superior,  EcoView – Detecção de plantas daninhas em tempo real, e Entressola polimagnética); dois no Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gas e Energia, de Esteio (RVE - Relação Variável Eficiente para geração de ar comprimido com pistão e Photovoltaic Green Tile – PGT); dois no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Porto Alegre (NanoLiss - Um toque de tecnologia na sua roupa e LICS-TABLET Saneante sustentável); um no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, de São Leopoldo (Biolellets nanoestruturados para plástico biodegradável); um no Insituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, de Estância Velha (Adubio Plus – Fertilizante líquido sustentável) e um no Instituto Senai de Tecnologia em Calçados e Logística Industrial (Embalagem Multiflex Verde - Recuperação de resíduos da indústria calçadista para produção de embalagem para calçado).

O Edital tem como objetivo subsidiar propostas de projetos de inovação de caráter incremental, radical ou disruptivo que impactem a sociedade e a indústria brasileiras. O caráter inovador das propostas é avaliado em âmbito regional, nacional e até mesmo internacional e sua amplitude faz parte dos critérios para seleção de ideias. O lançamento do edital 2018 será em 27 de março.

Publicado quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018 - 17h17