Você está aqui

O estande do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) no Encontro Econômico Brasil Alemanha apresenta várias oportunidades para as indústrias. Uma delas é o Edital de Inovação para a Indústria – Sebrae, Sesi, Senai. Os 12 projetos gaúchos aprovados no ciclo um foram homenageados pelo Senai-RS. A startup Biopolix e o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros terão 18 meses para desenvolver o projeto Biopelets nanoestruturado para plástico biodegradável. “Vamos fazer um plástico até 100% biodegradável”, conta Luisa Tondo Vendruscolo, sócia-fundadora da empresa. Ela explica que a intenção inicialmente é usar o material na plasticultura. “O edital é muito importante pois nos dá a oportunidade de alcançar um objetivo maior”, destaca Luisa. 


Com uma empresa de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em couro, a JGB, de São Jerônimo, aprovou com o Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente o projeto que transforma resíduos do couro em adubo orgânico líquido com 13% de nitrogênio. “É a indústria reversa”, comemora o empresário José Geraldo Brasil. “Além de uma questão ambiental, consigo um adubo importante para hortigranjeiros, flores e frutas”, ressalta.  

O Senai contou ainda com a unidade de panificação, com aulas para a confecção de cup cakes e cucas, palestras, um simulador 3D usado para aulas em Educação a Distância, e a apresentação do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. 

Já o Sesi mostrou aos empresários a importância da prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores para o aumento da produtividade e competitividade das empresas. O estande apresentou ainda os centros de inovação do Sesi em Fatores Psicossociais (RS), Prevenção e Incapacidade (BA), Economia para Saúde e Segurança (CE), Ergonomia (MG), Sistemas de Gestão em SST (MS), Longevidade e Produtividade (PR), Higiene Ocupacional (RJ) e Tecnologias para Saúde (SC). 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) também contou com um espaço com palestras de estímulos à inovação e outras oportunidades de gestão.

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 - 15h15