Sistema FIERGS na luta contra a fome na América Latina

Programa Cozinha Brasil, do Sesi, terá sua primeira edição internacional no Uruguai

Com o objetivo de combater a fome nos países da América Latina e Caribe, o Serviço Social da Indústria (Sesi) firmou convênio com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Agora o Sesi gaúcho irá repassar pela primeira vez o Programa Cozinha Brasil para outro país. Nesta sexta-feira (dia 20), na sede da Federação das Indústrias do Rio grande do Sul (FIERGS), foi firmado termo de cooperação técnica com o Uruguai. Trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em uma unidade móvel, projetada para ensinar a população como preparar alimentos a baixo custo e com alto valor nutritivo, incentivando a utilização de produtos regionais e a mudança de hábitos alimentares, reduzindo o desperdício.

O documento foi assinado entre os presidentes da FIERGS, Paulo Tigre, do Conselho Nacional do Sesi, Jair Antonio Meneguelli, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social da prefeitura municipal de Montevidéu, Felix Gonzalez. ''A cooperação com a prefeitura de Montevidéu é mais uma iniciativa de gestão social e desenvolvimento humano que o Sesi do Rio Grande do Sul exporta para os países da América Latina'', afirma o presidente da FIERGS, Paulo Tigre. O dirigente agradeceu também o apoio do Grupo Gerdau, que patrocinou a unidade móvel que será repassada ao Uruguai.

O Cozinha Brasil visa assegurar um processo educativo alimentar permanente. A população é capacitada a reutilizar alimentos normalmente jogados no lixo. Todas as receitas ensinadas pelos nutricionistas e cozinheiros que ministram o curso possuem alto valor nutritivo e baixo custo, sempre respeitando as características gastronômicas das regiões. De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, circulam pelo Brasil 30 unidades móveis do Cozinha Brasil. ''Em média o programa reduz em 30% o desperdício dos alimentos, que ocorre do momento da colheita até chegar na mesa do consumidor, e corresponde a 1,4% do PIB'', relata.

A iniciativa no município uruguaio é o primeiro passo para combater a fome na América Latina. Após esta edição, o programa deve seguir para outras localidades como Paraguai, Argentina e Caribe, que já manifestaram interesse em implantá-lo nas suas comunidades. ''O apoio do Brasil, por meio do Rio Grande do Sul, é uma iniciativa de fraternidade e responsabilidade social com a América Latina'', disse o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montevidéu, Felix Gonzalez.O programa oferece dois tipos de cursos: para a comunidade em geral, com duração de 10 horas, divididas em quatro dias da semana; e para multiplicadores (líderes comunitários, merendeiras de escolas e integrantes de clubes de mães), com duração de 24 horas, aplicadas em cinco dias. Os cursos são gratuitos.

No Brasil, o programa já capacitou 280 mil brasileiros e é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa privada e pública. No Rio Grande do Sul, o Cozinha Brasil iniciou suas atividades em janeiro de 2005 e, até o momento, percorreu 48 municípios, totalizando mais de 10,7 mil participantes. A parceria com a FAO garante que o Sesi-RS seja o meio de treinamento e desenvolvimento em outros países do Mercosul, reforçando a importância do tema alimentação para o trabalhador da indústria e a sociedade em geral. Os interessados em levar o programa até seu município devem entrar em contato pelo telefone 0800 51 8555.

Publicado sexta-feira, 20 de Abril de 2007 - 0h00