Tailândia quer ampliar opções no mercado brasileiro

Há apenas um mês no Brasil, o embaixador da Tailândia, Pitchayaphant Charnumbhumidol, percorre diferentes Estados com a missão de buscar novos negócios e possíveis investidores para o país asiático. Nesta segunda-feira, o diplomata esteve na sede da FIERGS, onde manteve contato com o presidente da entidade, Heitor José Müller. "Procuramos identificar os setores potenciais de cada Estado, definindo as áreas prioritárias e as empresas locais para formar parcerias", disse ele, citando setores como plásticos, autopeças e couro.

O embaixador destacou que as empresas tailandesas se interessam, especialmente, por se instalar em São Paulo, mas que ele trabalha para mudar esta mentalidade, buscando outros Estados prósperos, como o Rio Grande do Sul. Para estreitar as relações comerciais com o Brasil, o embaixador pretende organizar um seminário no País, que envolva companhias brasileiras e tailandesas, além de autoridades dos dois países.

Heitor José Müller, que esteve acompanhado do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, falou sobre a possibilidade de as duas nações ampliarem seus negócios juntos. O Brasil é o 34º país de destino dos produtos tailandeses, e o 22º na origem das importações.

O RS se apresenta como o 18º destino preferido para a Tailândia e o 28º das compras. Vende especialmente soja (50,28% do total). No ano passado, as exportações gaúchas para aquele país alcançaram US$ 281 milhões. Já as importações, principalmente de máquinas e equipamentos (36,66%), chegaram a US$ 96 milhões.

Publicado quarta-feira, 16 de Abril de 2014 - 0h00