Você está aqui

Vem aí mais uma edição do evento em que celebramos juntos a inovação, a ciência e a tecnologia, mostrando a atuação dos nossos alunos e discutindo temas relevantes sobre educação com nossos convidados. Em 2021 a edição será totalmente online e gratuita!

Confira algumas atrações que você vai poder conferir ao longo dos dois dias de evento: 

  • Projetos científicos 
  • Palestras
  • Oficinas
  • E muito mais!

Confira a programação: 

Dia 20:

09h15 - Sylvia Nabinger - Palestra: A importância dos cuidados cotidianos segundo Emmi Pikler

10h - Raquel Franzim - Palestra: Crianças x telas - construindo relações equilibradas e saudáveis

11h - Luciano Meira - Palestra: A transformação digital é humana

14h - Naercio Aquino Menezes Filho - Palestra: Educação e desenvolvimento socioeconômico

15h - Mozart Neves Ramos - Palestra: Desafios dos gestores escolares da educação pública no pós pandemia

16h - Natacha Costa - Palestra: Educação Integral e cidade: o território como potencial educativo

17h - Gringo Cardia - Palestra: Arte, Design e Tecnologia

18h - Frederico Guedes - Palestra: Santos Dumont: um empreendedor criativo

18h30 - I Torneio de Robótica da EJA SESI RS


Dia 21:

09h - André Raabe e Lucia Dallagnelo - Palestra: Educação para tecnologia

10h - Felipe Furtado - Palestra: O que é educação figital?

11h - Filomena Siqueira - Palestra: Eficácia escolar, liderança e aprendizagem

14h - Maria Helena Castro e Marcia Carvalho - Palestra: O impacto da BNCC na Educação Básica e os desafios da implementação do Novo Ensino Médio

15h - Adrian Ingham - Palestra: A evolução da liderança escolar na Inglaterra

16h - Mariza Abreu - Palestra: O FUNDEB e seus impactos na qualificação da aprendizagem

17h - Rebeca Otero - Palestra: A importância da educação para o cuidado da infancia e para o jovem do futuro

18h - Encerramento: Orquestra SESI de Lajeado


 

DIA

HORÁRIO

MINISTRANTES

OFICINA

MATERIAIS NECESSÁRIOS

20/10

09h30

Walter Akio

Programação criativa

Computador ou celular conectado à Internet

20/10

11h

Saulo Caetano

Scratch: Pensamento computacional plugado

Computador ou celular conectado à Internet com o Scracth instalado.

20/10

14h

Jaime Valim Mansan

Robótica Livre com Gogoboard

- 01 (um) kit Gogoboard;
- 01 (um) computador com acesso à internet;
- Sobras de MDF ou pedaços de papelão;
- Arame fino e maleável;
- 500ml de água;
- Palitos de dente ou de churrasquinho;
- 01 (uma) caixa de papelão com aprox. 50cm de largura e comprimento;
- Lanterna ou lâmpada com suporte;
- 01 garrafa PET de aprox. 2 litros;
- Areia ou terra (aprox. 2kg);
- Cola quente;
- Cola instantânea;
- Tesoura ou estilete.

20/10

15h

Paulo Gubert e Fernando Ribeiro (John Deere) e alunos da Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Muller

Papo SESI: Empreendedorismo e tecnologia

20/10

16h

Kelen Bernardi, Dirceu Maraschin e Tiago Thompsen Primo

Construção de um Chatbot com materiais recicláveis, Arduino e programação em blocos.

Material Consumível:
- 1 Protoboard
- 1,5 m de fio ou 6 jumper (macho/macho)
- 2 Servo Motor 9g
- Papelão (um quadrado de aproximadamente 30 cm x 30cm)
- 2 bastões de cola quente
- 2 bolinhas de isopor (entre 2 e 4 cm de diâmetro)
- 1m de arame galvanizado de 2mm
- 30 cm de arame galvanizado de 1mm
- 5 palitos de churrasco
- Tinta PVA cores sortidas (artesanato)
- 1 Base rígida de MDF de aproximadamente 12cm x 20 cm (
entre 0,5cm e 1cm de espessura)
- Material Durável
Computador
- 1 Arduíno (nano ou uno)
- Alicate universal
- Micro Retífica
- Pistola de cola quente
- Pincéis (de artesanato)
Infraestrutura:
- Bancada
- Ponto de energia
- Internet

21/10

09h30

Jaime Valim Mansan, Saulo Caetano, Mauro Menine

Torneio Sesi de Robótica - Como montar uma equipe de robótica FIRST

21/10

11h

André Raabe

Brincando de programar

21/10

14h

Mauro Menine

Whiteboard e Jamboard possibilidades educacionais

Computador ou celular conectado à Internet.

21/10

15h

Felipe Amaral e alunos das Escolas SESI

Papo SESI: Ciência e empreendorismo na escola

21/10

16h

Kelen Bernardi, Dirceu Maraschin e Tiago Thompsen Primo

Construção de um Chatbot com materiais recicláveis, Arduino e programação em blocos

Material Consumível:
- 1 Protoboard
- 1,5 m de fio ou 6 jumper (macho/macho)
- 2 Servo Motor 9g
- Papelão (um quadrado de aproximadamente 30 cm x 30cm)
- 2 bastões de cola quente
- 2 bolinhas de isopor (entre 2 e 4 cm de diâmetro)
- 1m de arame galvanizado de 2mm
- 30 cm de arame galvanizado de 1mm
- 5 palitos de churrasco
- Tinta PVA cores sortidas (artesanato)
- 1 Base rígida de MDF de aproximadamente 12cm x 20 cm (
entre 0,5cm e 1cm de espessura)
- Material Durável
Computador
- 1 Arduíno (nano ou uno)
- Alicate universal
- Micro Retífica
- Pistola de cola quente
- Pincéis (de artesanato)
Infraestrutura:
- Bancada
- Ponto de energia
- Internet


Palestrantes:

Lúcia Dallagnelo

Diretora-presidente do CIEB, Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, é doutora e mestre em Educação pela Universidade Harvard (Estados Unidos). Nascida em Florianópolis (SC), foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável na mesma cidade, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Também fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Tornou-se uma referência nacional e internacional no tema da tecnologia educacional. Entre outras atuações, presidiu a comissão julgadora do Prêmio King Hamad bin Isa Al-Khalifa, promovido pela Unesco para iniciativas mundiais de uso de tecnologia na escola.

Raquel Franzim

Diretora de Educação e Cultura da Infância do Alana. Formada em Pedagogia pela PUC-SP, atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Sylvia Nabinger

Fundadora e Presidente da Associação Pikler Brasil. Doutora em Direito de Família pela Universidade de Lyon,França. Consultora Internacional para Infância. Assistente Social aposentada do Tribunal de Justiça de Porto Alegre. Atualmente atua Professora da Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Terapeuta Familiar.

Felipe Furtado

Felipe Furtado fez pós-doutorado em Engenharia de Software no Reino Unido na Open University, doutorado e mestrado em Ciência da Computação no CIn/UFPE. Está há 16 anos no CESAR e foi gerente de projetos de tecnologia, inovação e educação. Atualmente, é Diretor Executivo de Educação da CESAR School.

André Raabe

É Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005) tendo realizado pos doutoramento na universidade de Stanford (2016). É Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós Graduação em Computação e é pesquisador no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE). Membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) 2018-2019. Membro da Comissão Especial de Informática na Educação onde coordenou os eventos SBIE, WIE, WEI, WAlgProg e Desafie. Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira do CIEB. É CEO da SmartFun, empresa StartUp da área de tecnologia educacional. Realiza formação de professores e desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Educação maker e Informática na Educação.

Filomena Siqueira

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) com período “sanduíche” como pesquisadora visitante na Universidade de Stanford (EUA). Pesquisadora sênior do Center for Policy Research in Education (CPRE) do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA). Gerente da área de Avaliação no Instituto Reúna.

Marcia Carvalho

Marcia Adriana de Carvalho é professora com 31 anos de experiência em diferentes funções: coordenadora pedagógica na escola; diretora pedagógica na secretaria municipal de educação; secretária municipal de educação; presidente da UNDIME RS; conselheira municipal e estadual de educação, desempenhando o cargo de presidente dos colegiados; palestrante e consultora em políticas educacionais. É especialista em Gestão Pública, atua como pesquisadora em políticas da educação básica e é autora de artigos em livros e periódicos da área educacional. Atualmente é presidente do CEEd RS, gerente de legislação escolar da SMED de Caxias do Sul e coordenadora do do Comitê nacional de discussão e acompanhamento das políticas de Educação Básica do FONCEDE (Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação).

Naercio Filho

Naercio Menezes Filho é Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Professor Associado da FEA-USP, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, Colunista do Valor Econômico, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira-Infância (CPAPI). Naercio é PhD em Economia pela Universidade de Londres e desenvolve pesquisas nas áreas de educação, primeira-infância, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade e comércio internacional.

Mozart Ramos

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Engenharia Química, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Politécnica de Milão, na Itália. Já foi professor e reitor na UFPE, presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi Secretário de Educação de Pernambuco, presidiu o movimento “Todos pela Educação” e foi membro do Conselho Nacional de Educação.

É autor de inúmeros livros que tratam de Educação e já foi eleito, pela Revista Época, uma das pessoas mais influentes do país. Atualmente é primeiro catedrático da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Polo do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP).

Natacha Costa

É diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz. Psicóloga formada e licenciada pela PUC-SP e mestranda na Faculdade de Educação da USP, Natacha participa ativamente da construção das agendas de Educação Integral, Inovação na Educação e Exclusão Escolar no país atuando em conselhos e comitês relacionados a estes temas.

Mariza Abreu

Foi secretária municipal de Educação de Caxias do Sul e secretária estadual de educação do RS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão, Planejamento e Financiamento de Politicas Públicas.

Rebeca Otero

Maria Rebeca Otero Gomes é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UNB, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de Campinas- UNICAMP.

Integra a equipe da UNESCO desde novembro de 2001 no Escritório de Brasília. De 2001 a 2012, Rebeca Otero foi responsável por projetos de Educação, direcionados para as áreas de Educação Técnica e Profissional, Educação em Saúde e Educação Preventiva em HIV/AIDS.

Rebeca trabalhou na Universidade de Campinas e para Governo Federal do Brasil por 15 anos. Desde setembro de 2012, assumiu a Coordenação do Setor de Educação da UNESCO no Brasil onde coordena todos os projetos de cooperação em educação que a UNESCO implementa no Brasil.

Maria Helena Castro

A palestrante selecionada pela Comissão Organizadora do evento para a a palestra ““O FUNDEB e seus impactos na qualificação da aprendizagem”  foi a Mariza de Vasques Abreu, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão, Planejamento e Financiamento de Politicas Públicas.

Saulo Caetano

Especialista em Informática na Educação pela UFRGS – RS, e mestrando em Informática na Educação no IFRS – RS. É graduado em TI e trabalha desde 1991 como professor no ensino formal, de disciplinas na área de informática, programação e robótica. Iniciou na Robótica Educacional em 1999. É atualmente vice-diretor de Tecnologias Educacionais da Escola SESI de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan em São Leopoldo – RS. É cofundador do grupo de estudo “Elaboração de uma impressora 3D de baixo custo”, no POALAB, um FabLab dentro do IFRS, utilizando hardware e software livres. É fundador do Projeto Robô Nu, que procura divulgar a robótica livre e outras tecnologias, como: drones, hardware livre, pensamento computacional e tecnologias utilizáveis na Educação. É um entusiasta e divulgador da cultura maker através de palestras e oficinas.

Mauro Menine

Especialista em ensino e orientação educacional com foco em gestão de processos pedagógicos disruptivos, metodologias ativas, tecnologias educacionais (Microsoft Office 365, MindLab, Geekie One), espaços "makers" (Fablearn) e projetos inovadores na abordagem STEAM (robótica livre, educacional (Arduino, FLL e FTC) e cibernética (CoderZ)).

Walter Akio

Mestre pela Escola Politécnica (USP) e pesquisador associado no LASSU (USP). Também atua como consultor de projetos pelo TLTL (Teachers College – Columbia University) e como educador no Instituto Catalisador  e no Programa Paideia (USP). Desde 2011, trabalha com projetos de empoderamento de comunidades por meio das tecnologias digitais envolvendo diversos públicos, como cooperativas de catadores e estudantes de escolas públicas.

Gringo Cardia

Artista e arquiteto brasileiro. Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes a partir da década de 1990. Além de cenógrafo, Gringo Cardia é também designer, artista gráfico, arquiteto, diretor de videoclipes e diretor de arte. De abril de 2016 a fevereiro de 2017, trabalhou como artista e curador na Mostra temporária, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a exposição "O poeta voador", sobre a vida e as invenções do brasileiro Alberto Santos Dumont, que apresentou a capacidade do inventor brasileiro, um visionário que se dedicou à ciência e à tecnologia inspirado pela arte. Com linguagem audiovisual e atividades interativas, o ambiente incluiu protótipos das principais criações de Santos Dumont e duas réplicas em tamanho real.

Dirceu Maraschin

Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro Elimu Social, participa no desenvolvimento e aplicação de atividades envolvendo tecnologias para educação e aprendizagem criativa. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com área de concentração em Teoria da Computação. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Alegrete. Técnico em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete.

Tiago Thompsen Primo

Tiago Thompsen Primo é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas, Editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação, Coordenador Adjunto da Comissão Especial em Informática na Educação e Diretor Técnico no Pelotas Parque Científico e Tecnológico, Mentor de Startups do Parque Tecnológico de Pelotas e Sócio fundador da Startup Elimu Social. Foi Fellow em Aprendizagem Criativa 2019, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, pesquisador do SAMSUNG Research Institute Brasil (2013-2017) trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de projetos de tecnologia, pesquisador do Instituto COMMUNITAS para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico (2013-2014), trabalhando com tecnologias semânticas para uma plataforma de comunidades de prática. Também trabalhou como perito pela Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração y Pol. Pub., FIIAPP (2012-2013) com infra-estrutura de repositórios digitais. Possui Doutorado em Ciência da Computação (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência da Computação (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Bacharelado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Seus interesses de pesquisa incluem Educação Apoiada por Tecnologias, Sistemas de Recomendação, Representação de Conhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Kelen Bernardi

Sócia Fundadora e Diretora da Elimu Social e Articuladora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC-Pelotas). Em 2019 tive uma imersão, como Fellow, em Aprendizagem Criativa através da RBAC e o grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab. Coordenei o time de desenvolvimento de sistemas de avaliação de Tecnologias Educacionais dos programas: Guia de Tecnologias Educacionais (MEC - UFRGS) e o Programa Nacional de Livros Didáticos (MEC-UFRGS)[2010-2016]. Também desempenhei trabalho de pesquisa e desenvolvimento no projeto Padrão de Metadados para Interoperabilidade de Objetos de Aprendizagem Brasileiros (OBAA - FINEP - UFRGS)[2009-2011].

Luciano Meira

Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva (UFPE, 1987) e bacharel em pedagogia (FAFIRE, 1984). Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design de Artefatos Digitais do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é co-fundador no Porto Digital (Recife). Em 2017, Luciano também tornou-se fellow do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, Stanford University.

Frederico Guedes

Mestre em Educação na especialidade de Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Físico licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2005), com especializações na área educacional e ciência aplicada. Mais de dez anos de experiência como professor de ciências e física para ensino médio e ensino fundamental. Atuação com ensino de robótica, com capacitação, coordenação técnico pedagógica e Superintendência de Educação Profissional do Rio Grande do Sul.

Adrian Ingham

Adrian Ingham, Profissional de Gestão Educacional Independente, consultor em educação há mais de 12 anos com trabalhos recentes no Iraque, Malásia, Nepal e Brasil. Foco em workshops e treinamento em liderança e gestão, ensino e aprendizagem e desenvolvimento curricular. Possui o projeto de pesquisa de um ano sobre liderança de escolas na Inglaterra nos últimos vinte anos, publicado em inglês como 'Recent Developments in the Leadership of Schools in England' e em português como 'Lideranca das escolas inglesas, 2015' disponível em: www.inghameducation.com. É mestre em Estudos Brasileiros e portugueses pela King’s College London com a dissertação sobre Liderança escola no Brasil e seus impactos nas normas.

Jaime Valim Mansan

Vice-Diretor de Tecnologia na Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes - Gravataí/RS. Doutor em História pela PUCRS (2014). Técnico em Processamento de Dados - Informática pela UFRGS (1998).

Fernando Ribeiro

Líder de inovação e agilidade na John Deere Montenegro, mentor de empreendedores e líderes em organizações em transformação ágil e de inovação. Com um histórico de trabalho demonstrado nas principais indústrias de Manufatura e Varejo do país, tem forte experiência em ágil, Lean startup, estratégia digital, inovação e transformação digital.

Paulo Gubert

Engenheiro mecânico e coordenador de projetos. Início da carreira como aprendiz do curso técnico do SENAI e atuando na John Deere a mais de 30 anos. Experiência em projetos de equipamentos industriais, gestão de engenharia, manutenção e produção industrial.

Felipe Amaral

É sócio-diretor do Archipelago, empresa que desenvolve e executa programas de empregabilidade para alunos de escolas de ensino médio, universidades e programas de educação focados em jovens. É senior advisor da LALA - Latin America Leadership Academy responsável pelo desenvolvimento de carreira dos alunos através dos programas LALA Incubation Program e LALA Career Internship. Foi co-fundador da Semente Negócios, empresa que desenvolve programas de educação empreendedora, tendo capacitado mais de 10.000 empreendedores ao longo de 8 anos. Também foi diretor da SUI, joint venture entre a VOID e a ZX Ventures (braço de venture capital da Ambev).

Maria da Graça Ramos

Aluna Escola SESI

Nathany Santos

Aluna Escola SESI

Rafaela da Silva

Aluna Escola SESI

Eduarda Alexia Vitoraci

Aluna Escola SESI

Aluno Escola SESI

Diego Lucas Brambila

Aluno Escola SESI

Gabriela Viana Macedo

Aluna Escola SESI

Rafael Mousquer

Aluno Escola SESI


Galeria de fotos de edições anteriores:

Data
qua, 20/10/2021 - 09:00 até qui, 21/10/2021 - 18:00