BITS 2013 recebe 206 empresas de 20 países

Foram 206 expositores, de 20 países, reunidos durante três dias, em Porto Alegre, para a terceira edição da Business IT South America (BITS). A mais importante feira da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina terminou nesta quinta-feira, no Centro de Eventos FIERGS, tendo recebido 12,9 mil profissionais ligados ao setor. "A feira é uma janela aberta por onde se visualizam as mudanças em andamento no mundo globalizado. Vivemos hoje a indústria 4.0. Depois da máquina a vapor, da produção em escala e da automação, ingressamos no universo digital. Nesse universo de fronteiras digitais, a economia planetária é a megatendência. Participantes da China, da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina estão reunidos nesse espaço único e global", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura do evento, nesta terça-feira.

Além de novidades apresentadas pelos expositores nacionais e estrangeiros, a BITS 2013 contou ainda com ampla programação que incluiu congresso e diversas atividades paralelas. "Por ser um evento da CeBIT (maior e mais importante feira do mercado digital, realizada anualmente na Alemanha), a BITS traz para a exposição a troca de informações e oportunidade de realização de negócios reunindo profissionais focados no setor de TIC", disse o diretor da Hannover Fairs Sulamérica e CEO da BITS, Constantino Bäumle. De acordo com ele, para a próxima edição da BITS − entre 13 e 15 de maio de 2014 − já estão confirmados estandes coletivos da Alemanha, China, Estados Unidos e Índia.

O diretor da Hannover Messe International, Andreas Lutmann, destacou o diferencial de oferta de conteúdo e negócios proporcionado pelo evento: "Tivemos atividades muito interessantes como o BITS Business Matchmaking (rodada de negócios de âmbitos nacional e internacional), e o BITS CIO Project, que possibilitou a aproximação entre gestores de TI de empresas usuárias e fornecedores-expositores no evento".

Este ano, estiveram representantes da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Honduras, Itália, México, Paraguai, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Senegal e Uruguai. A edição contou com a participação de 147 empresas nacionais de diversos portes.

Durante a feira, também ocorreu o Encontro de Negócios BITS Business Matchmaking, uma iniciativa da CNI, da FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceira com o Programa AL-Invest IV, a Apex-Brasil, o Sebrae/RS e o apoio da Softsul. A BITS 2013 foi promovida pela Deutsche Messe AG, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamerica, e pela Federação das Ind´sutrias do Rio Grande do Sul.

Publicado quinta-feira, 16 de Maio de 2013 - 0h00