Industriais gaúchos planejam aumentar produção

A Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) verificou que os industriais gaúchos planejam acelerar o investimento na produção nos próximos seis meses para atender o aumento da demanda. Para isso, pretendem elevar as compras de matérias-primas. "Os empresários do setor estão otimistas com o futuro dos seus negócios, principalmente por considerarem o mercado interno aquecido e uma melhora nas exportações", explicou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, ao divulgar a pesquisa nesta quarta-feira (14).

Em relação à demanda da indústria, 47,4% dos entrevistados acreditam numa elevação e somente 5,9% na retração. Os demais apostam na continuidade dos atuais padrões positivos das vendas. Por conta dessa expectativa, 43% estão programando incrementar as compras de matérias-primas para aumentar a produção, enquanto 8,1% pensam o contrário.

Outro ponto que está estimulando em parte a confiança dos industriais é o mercado internacional. Para 29,4% deles as exportações deverão ter uma leve expansão e 2,4% apostam num crescimento acentuado. Segundo 51,7% dos entrevistados, os embarques não vão sofrer nenhuma alteração em relação aos padrões atuais. Apenas 16,5% temem uma desaceleração. "Mesmo com o retorno dos reflexos da crise econômica mundial na União Europeia e a vagarosa recuperação dos Estados Unidos, as empresas gaúchas já verificam novas oportunidades em outros países. Por isso, confiam que nos próximos seis meses haverá um avanço, mesmo que moderado, das exportações", destacou Tigre.

Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul − FIERGS

Demanda