Exportações gaúchas crescem 26% no ano

Perfil da pauta das vendas do Estado está mudando

As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 26% de janeiro a julho, passando de US$ 6,4 bilhões no mesmo período do ano passado para US$ 8,1 bilhões em 2007. Com o resultado, o Estado segue como o terceiro exportador do Brasil, atrás de São Paulo (US$ 28,4 bilhões, com ascensão de 14%) e Minas Gerais (US$ 10,2 bilhões, 21%) e na frente do Rio de Janeiro (US$ 7,1 bilhões, 19%). A média de crescimento do Brasil foi 17%. A indústria gaúcha vendeu 22% mais nos sete primeiros meses do ano comparado ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados neste domingo (12) pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre. "Mesmo com obstáculos, como o câmbio desfavorável e a greve dos ficais da Receita Federal em julho, a performance da indústria do Estado está acima da média nacional", destaca Tigre. No mês passado, as exportações gaúchas cresceram 22%.

Setorialmente, alimentos e bebidas (principalmente carnes e óleo de soja) tiveram crescimento de 33% de janeiro e julho. O segmento é o principal exportador da pauta do Estado, com 21% do total. Produtos químicos aumentaram 36% e sua participação passou de 11,5% em 2006 para 12,4% este ano. Calçados, que ainda é o segundo segmento exportador, teve crescimento de 1,7%, mas diminuiu sua participação de 17% no ano passado para 13,5% este ano. Fumo e máquinas e equipamentos agrícolas aumentaram 21%, respectivamente com participação de 11% e 8%. Um segmento que teve grande crescimento foi refino de petróleo, cujas exportações tiveram uma ascensão de 197% e sua participação passou de 2% em 2006 para 4% este ano.

Com relação à intensidade tecnológica, somente os segmentos de alta tecnologia, especialmente material de informática, tiveram queda nas exportações no período (-11%). Os demais foram positivos: média-alta (produtos químicos e máquinas e equipamentos mecânicos), 24%; média-baixa (combustíveis), 39%; e baixa (alimentos), 18%.

As importações do Rio Grande do Sul de janeiro a julho cresceram 14%, passando de US$ 4,4 bilhões para US$ 5 bilhões. O saldo da balança comercial do Estado teve um aumento de 52% e está em US$ 3,1 bilhões.

Exportações de janeiro a julho de 2007

1º - São Paulo − US$ 28,4 bilhões - 32%

2º - Minas Gerais − US$ 10,2 bilhões - 12%

3º - Rio Grande do Sul − US$ 8,1 bilhões − 9%