Você está aqui

Chegou a hora de se inscrever na etapa regional da Olimpíada do Conhecimento!

Ela é a maior competição de educação profissional das Américas. Acontece a cada dois anos e participam os alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes do SENAI.

Os estudantes aprovados na etapa estadual da Olimpíada participarão da etapa nacional, denominada Olimpíada do Conhecimento.

Os primeiros colocados dessa fase poderão representar o Brasil na WorldSkills, disputa internacional e considerada a maior competição de educação profissional do mundo.

Para saber como participar, consulte o edital e o regulamento:

Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é uma forma de analisar a qualidade da educação profissional do SENAI. São avaliados os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente. Isso corre por meio de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas áreas tecnológicas.

Além de incentivar a dedicação e competitividade dos alunos, a Olimpíada contribui com a atualização de nossos cursos, indicando novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais.

A Olimpíada do Conhecimento inicia nas escolas SENAI, onde são selecionados candidatos ao treinamento da etapa estadual. Se aprovados, participarão da etapa nacional: a Seletiva Nacional da WorldSkills - Olimpíada do Conhecimento. O primeiro colocado em cada ocupação nesta seletiva poderá ser representante do Brasil na etapa internacional, a WorldSkills Competition.

WorldSkills

A WorldSkills é a maior olimpíada internacional de ensino técnico do mundo. Ela oportuniza o intercâmbio entre jovens profissionais de várias regiões do mundo e promove a troca de experiências, habilidades e inovações tecnológicas.

Os participantes devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

programas senai