Sistema de luz circadiana - Cicluz

A indústria está em tudo, inclusive na saúde! Veja como ajudamos a empresa Luxion a desenvolver uma lâmpada para ambientes hospitalares que mantém as mesmas propriedades benéficas que a iluminação natural.

A necessidade

A mais de 17 anos a empresa Luxion se propõe a produzir sistemas de iluminação ambiente com o propósito de oferecer tecnologia e inovação para o bem estar das pessoas.

Notoriamente, a iluminação natural é a mais saudável, e estudos apontam o seu benefício da mimetização da luz solar para a regulagem do relógio biológico do ser humano.

Sem nenhum player ou sistema pré-existente, a empresa desenvolveu o conceito de controle de iluminação dinâmica com aspectos circadianos, que mimetizam a luz natural. Neste contexto, chegou até o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica com a necessidade de aprimorar o desenvolvimento de um sistema de controle multicanal e customizável.

O Desenvolvimento

Em pouco tempo, o produto desenvolvido tomou forma, e se transformou em um produto de sucesso. Novas variações do produto foram criadas, buscando aprimoramento para aumentar funcionalidades, principalmente com objetivo de aumento de funcionalidades no produto, tais como integração bluetooth e wi-fi, levando os produtos ao mundo da internet das coisas.

A demanda por sistemas de controle especiais para o controle de iluminação circadiana gerou um sistema de controle específico, que agrega as seguintes tecnologias:

1. sistema de controle multicanais, com modulação da iluminação em alta frequência, sem flicker (oscilações), e com transições suaves.
  2. adição de até 5 canais, permitindo a composição de iluminação dinâmica quente/fria, junto a RGB (colorida)
  3. agregação de funções IoT - internet das coisas. Iniciando por uma integração local bluetooth, atualmente trabalhando com soluções WiFi.

Resultados obtidos e evoluções do projeto

Até o momento, os sistemas de controle de iluminação foram aprimorados buscando uma iluminação de altíssima qualidade, com componentes robustos. A integração com dispositivos IoT e sistemas de reconhecimento de voz e assistentes virtuais, em desenvolvimento, facilita a utilização e torna o produto mais atrativo, estando na vanguarda tecnológica quando se trata de produtos de automação predial e residencial.

Por fim, em desenvolvimento, os mecanismos de projeção e movimentação e elementos eletrônicos feitos sob medida para o produto devem agregar qualidade e robustez ao produto.

Assista o vídeo abaixo para entender mais sobre a importância deste projeto.

Outros cases

08/05/2018
Estudo para viabilização da utilização de uma maior quantidade de ovos em massas alimentícias nacionais.
28/09/2021
Confira como a Ponfac, em parceria com o SENAI, desenvolveu um sistema capaz de monitorar ambientes em tempo r...
12/02/2019
Criação de novos modelos de sofá reclinável e sofás fixos com maior apelo em design.