CONSULTORIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Cobra Correntes

Redução anual de mais de R$ 20 mil reais em energia. Temos certeza que você achou interessante. Então veja como o SENAI auxiliou a ‘Cobra Correntes Transportadoras’ a fazer uma melhor gestão da energia garantindo esta economia. Conheça um pouco da nossa consultoria em Eficiência Energética.

A Empresa

Através de desenvolvimento de tecnologias próprias, a empresa ‘Cobra Correntes Transportadoras’ atua na movimentação intralogística e em componentes e acessórios para a construção de esteiras industriais. A empresa está localizada em Caxias do Sul, sua produção trabalha em 3 turnos e, em 2020, possui 80 funcionários.

O Diagnóstico

Após a contratação da consultoria em Eficiência Energética do SENAI, o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica foi até a empresa e utilizando a metodologia SENAI de consultoria em Eficiência Energética elaborou um diagnóstico apontando oportunidades de redução de consumo de energia sem investimentos (CAPEX). Com o acompanhamento integral do SENAI, as ações de redução sugeridas foram executadas pela empresa.

Foram otimizados os sistemas abaixo:

• Sistema de Ar Comprimido: Redução de 15,5% do consumo energético do sistema por meio de ações de identificação e combate a vazamentos de ar na rede e parametrização das pressões ideais de trabalho.
  • Sistema Térmico: Identificação de perdas energéticas e eliminação de 100% dos desperdícios evidenciados nas injetoras de materiais plásticos.
  • Análise Tarifária: Avaliação do perfil de uso do sistema elétrico e determinação da melhor demanda a ser contratada pela empresa.

O somatório das ações realizadas projetaram uma economia anual de aproximadamente R$ 20.700,00.

O meio ambiente agradece!

Além de economia financeira, o consumo energético evitado foi equivalente a uma redução da emissão de 1.500 kg co2/ano na atmosfera.

Outros cases

desenvolvimento_de_formulacoes_de_tpus_para_pecas_tecnicas
28/01/2021
Desenvolvimento e validação de uma nova formulação de TPU para a Mantoflex.
DESENVOLVIMENTO DE CÂMARA AUTOMATIZADA PARA ENSAIOS BIODEGRADABILIDADE
23/07/2020
Melhoramento de processo de ensaio de avaliação da biodegradabilidade para materiais plásticos degradáveis e d...