Você está aqui

Desenvolvimento de formulações de TPU's para peças técnicas

Você teve a ideia e sua empresa quer ter certeza que vai funcionar. E quem pode te dizer isso? O SENAI! Veja como auxiliamos no desenvolvimento e validação de uma nova formulação de TPU para a Mantoflex.


A Mantoflex, empresa de Caxias do Sul, desenvolveu e validou, em conjunto com o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, formulações de poliuretanos termoplásticos (TPUs) para as mais diversas aplicações. O projeto contou com apoio do Edital SEBRAE 01/2016 – Programa Inovação nos Pequenos Negócios.

Dentre estas aplicações, a Mantoflex validou formulações para uso em nos mais diversos produtos, como calçados, tubos e perfis extrudados e peças injetadas de alta transparência, gerando soluções mais seguras e mais sustentáveis.

O SENAI contribuiu com a empresa na validação e qualificação das propriedades destes novos grades de TPUs produzidos, auxiliando a manter a produção gaúcha sempre dentro das tendências e inovações do mercado.

APLICAÇÃO DO TPU EM PRODUTOS

Série TPU 600

Destaca-se pela elevada transparência, mesmo em produtos com altas espessuras de parede. Apresenta ótima resistência à abrasão, óleos, graxas e solventes apolares, excelente flexibilidade, inclusive a baixas temperaturas, alta resistência ao rasgo e boa resistência a intempéries (hidrólise, radiação UV, termooxidação). É indicado para uso na fabricação de peças técnicas com ótimo acabamento superficial, podendo ser processado por injeção e aplicado em utensílios de limpeza, artigos esportivos, rodízios, entre outros.

desenvolvimento_de_formulacoes_de_tpus_para_pecas_tecnicas_-_serie_tpu_600

Série TPU 1000

Indicado para injeção de peças semiflexíveis a rígidas, destacando-se pela maior dureza e rigidez, com alta tenacidade, resistência ao impacto e resistência à abrasão. Essa série também apresentam boa resistência á óleos, graxas e solventes apolares, alta resistência ao rasgo e boa resistência a intempéries (hidrólise, radiação UV, termooxidação). É recomendado para uso em artigos esportivos, tacos de calçados, engrenagens, peça para indústria automotiva, eletroeletônica, engenharia, entre outros.

desenvolvimento_de_formulacoes_de_tpus_para_pecas_tecnicas_-_serie_tpu_1000

Série TPU 2100

Linha de TPUs com elevado peso molecular, com uma alta estabilidade do fundido no processo de extrusão ou coextrusão. Possui elevada resistência mecânica, memória elástica, alta transparência, resistência à óleos, graxas e solventes apolares, alta resistência ao rasgo e boa resistência a intempéries (hidrólise, radiação UV e termo-oxidação). É aplicado na produção de tubos pneumáticos, perfis, filamentos, revestimentos e chapas produzidos por extrusão ou por coextrusão.

desenvolvimento_de_formulacoes_de_tpus_para_pecas_tecnicas_-_serie_tpu_2100

Série TPU 3000

Apresenta excelente flexibilidade, inclusive a baixas temperaturas, ótima resistência a abrasão, boa resistência à compressão permantente, resistência à óleos, graxas e solventes apolares, alta resistência ao rasgo e boa resistência a intempéries (hidrólise, radiação UV e termo-oxidação). É aplicado em artigos esportivos, rodízios, gaxetas, anéis de vedação, amortecedores, utensílios de limpeza, peças para indústria automotiva, eletroeletrônica, engenharia, entre outros.

desenvolvimento_de_formulacoes_de_tpus_para_pecas_tecnicas_-_serie_tpu_3000

A EMPRESA

A Mantoflex faz parte da lista das 5 startups mais inovadoras do RS, para o ano de 2021, na categoria Indústria. Esse levantamento foi realizado por meio de uma parceria entre o SEBRAE RS e o Instituto Caldeira, de modo a fomentara inovação e o empreendedorismo, disseminando casos de sucesso para destacar startups gaúchas.

Outros cases

02/04/2020
Redução de 56% em consumo de energia elétrica, com economia mensal de R$ 50 mil através da consultoria em efic...
consultoria_em_layout_industrial
29/01/2021
A consultoria em layout industrial auxilia a melhoria da eficiência do processo fabril e a empresa Felico Indú...
08/05/2018
Desenvolvimento de produto de ovo em pó que mantém as características do ovo in natura.