Você está aqui

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial escolheu os três projetos que representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Desafio Senai e Projetos Integradores.  Reutilização de Grâos Abrasivos (reuso de resíduos industriais), Chuveiro Automotivo (energia renovável) e Controle de Passageiros de Trem (mobilidade urbana) foram os vencedores. Os departamentos regionais foram desafiados, pelo Nacional, nos três temas citados com a intenção de estimular a aplicação da metodologia da instituição de Educação Profissional na resolução de gargalos propostos pela indústria. Participaram do referido desafio, 23 projetos elaborados em três unidades operacionais do Senai gaúcho, mobilizando em torno de 90 alunos e 22 docentes dos cursos técnicos  de Mecânica, Eletrônica e Redes de Computadores. “A inovação do desafio foi integrar projetos com alunos de mais de um curso técnico. Isto fez com que as unidades pensassem, planejassem e executassem projetos de forma conjunta, com a contribuição de todos”, lembra o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. 
 
O tema “Como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade” foi para o Instituto Senai de Inovação Soluções Integradas de Metalmecânica (Senai Cetemp), em São Leopoldo, que realizou  oito projetos. O vencedor Reutilização de Grãos Corrosivos, de autoria dos alunos Bruno de Vargas Antunes, Ana Paula Hanauer, Arthur Hanauer e Andreas de Medeiros. O projeto cria uma máquina automatizada de pequeno porte e fácil aquisição, que transforma sobras de rebolos em compósitos que serão adicionados em adesivos antiderrapantes para pisos. O processo também elimina o descarte do rebolo, contribuindo para o meio ambiente.
 
A Escola de Educação Profissional Senai Ney Damasceno Ferreira, de Gravataí, teve seis projetos sobre o “Como ampliar e facilitar a utilização de energia renovável em residências e ou empresas”. O Chuveiro Automotivo será o representante do Estado na etapa nacional, de autoria dos alunos Lúcio Machado e Rodrigo Rodrigues. O Chuveiro com autoaquecimento para automóveis, ideal para quem acampa ou para praia, utiliza um reservatório de 25L e um sistema de aquecimento que aproveita a energia térmica no sistema de escape do automóvel. 
 
O desafio “Como melhorar a mobilidade urbana por meio de novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes” foi desenvolvido por alunos e docentes da Escola de Educação Profissional Senai Porto Alegre, resultando em oito projetos. O vencedor, Controle de Passageiros de Trem, dos alunos Leonardo da Silva Dapont, Lucas Cassiano Cassimiro da Silva, Amanda Corrêa Maciel e Vitória Vaz Caetano, melhora a distribuição dos passageiros nos vagões de trem e monitora o avanço de pedestres além da faixa de segurança. 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
Publicado Terça-feira, 14 de Julho de 2015 - 17h17