Há três décadas, a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e o Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinmaqSinos) iniciavam suas atividades em apoio às indústrias de seus segmentos.

Mais precisamente no dia 7 de janeiro de 1992, empresários oficializaram a união para defender os interesses de seus setores por meio das duas instituições. "É momento de refletir sobre as conquistas, os fracassos, de fazer um balanço da importância de existir e do nosso foco de atuação”, declara o presidente do SinmaqSinos, Marlos Davi Schmidt. “Realizando essa reflexão é muito evidente a importância do Sinmaqsinos para as fabricantes de máquinas da região de atuação do nosso sindicato, buscamos melhores condições de trabalho, melhores linhas de financiamento, melhores condições de realizarmos a internacionalização das nossas máquinas, melhores formas de conduzir a atuação comercial das nossas empresas e melhor representação dos desafios das nossas empresas”, completa.

Já o presidente da Abrameq, André Nodari, destaca a importância das entidades representativas na conquista de interesses comuns entre as indústrias. “Somos a voz do nosso setor na interlocução com o governo, outros setores e a sociedade civil. Investimos em capacitação dos associados: técnica, comercial e gerencial. Ajudamos na inserção das empresas no mundo digital. Ficamos de olho na volátil legislação brasileira e informamos riscos e oportunidades aos associados com antecedência, além de contestar ilegalidades. Além disto, a convivência e troca de experiências com colegas empresários é enriquecedora.  A ideia de fortalecer a indústria é compartilhada por todos. O sonho de tornar o ‘Fabricado no Brasil’ uma marca respeitada mundialmente fica mais próximo”.

A comemoração oficial da data está prevista para o mês de março – durante a 45ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. O evento, considerado o maior da América Latina no segmento, ocorre de 8 a 10 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo. “De qualquer forma, nos próximos dias, as diretorias e conselhos das entidades farão um brinde especial durante as reuniões mensais para reforçar a importância da data”, adianta a diretora-executiva das entidades, Cristiane Stoffel Pinheiro.

O SinmaqSinos representa as indústrias de máquinas e implementos industriais e agrícolas de Novo Hamburgo e Região, e conta com quase 20 indústrias associadas, oferecendo serviços e benefícios nas mais diversas áreas, incluindo:

Acompanhamento das consultas públicas de ex-tarifários para importações

Assessorias nas áreas trabalhista, tributária e de cobrança

Desconto em universidades

Grupo de RH

Marketing Digital: voltado para Facebook e Instagram

Negociação Coletiva

Pesquisa salarial

Procompi SinmaqSinos

Projeto Indústria Jovem: tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela indústria, buscando atender a necessidade de obtenção de mão de obra para as empresas da base do SinmaqSinos.

Sipat Comunitária e Itinerante

Participação em treinamentos a um custo reduzido

Central de Negócios: ferramenta colocada à disposição das empresas associadas. Tem como objetivo a realização de compras conjuntas, em grandes quantidades, viabilizando a redução de custos.

A Abrameq tem como principal objetivo o desenvolvimento tecnológico e de promoção comercial das empresas do setor brasileiro de máquinas para couro e calçados, consolidando sua presença no mercado interno e conquistando no mercado externo conceito de fabricante de produtos de qualidade garantida.

Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022 - 15h15