Você está aqui

Articulação Sindical e Empresarial

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS e o CIERGS articulam-se com os Sindicatos Industriais, Câmaras de Indústria e Comércio, Associações Comerciais e Industriais e demais entidades empresariais, objetivando estimular parcerias e ações que fortaleçam relacionamentos e que contribuam para a o aumento da competitividade industrial.  

Por meio do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE é realizada a aproximação das instituições da base sindical e empresarial da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos organizacionais.

Desenvolve ações em todas as regiões do Estado, por meio de encontros de trabalho liderados pelos Vice-presidentes Regionais, mobilizando a iniciativa privada e o setor público, com foco nas oportunidades que as realidades econômicas evidenciam, buscando integração, inovação, empreendedorismo e eficiência competitiva que contribuem para o desenvolvimento da indústria.

O Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE também recebe, analisa e acompanha as demandas das entidades mencionadas, as quais, em sua maioria, são encaminhadas aos Conselhos Temáticos da Gerência Técnica da FIERGS, SESI, SENAI, IEL, CNI, Unidade de Estudos Econômicos da Federação e para instituições públicas e parceiros externos para a realização do mais adequado atendimento.

Também oferecemos informações sobre financiamento e crédito, através do Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC.

Áreas de atuação

CONTATO: (51) 3347. 8680 ou conase@fiergs.org.br 


Relações Sindicais

A FIERGS, por meio do CONASE, possui uma área sindical, que se dedica exclusivamente a atender as demandas e contribuir com o aprimoramento e fortalecimento dos Sindicatos Industriais filiados.

Assim, todas as demandas dos Sindicatos Indústrias devem ser direcionadas à área sindical do CONASE que irá respondê-las ou dar os devidos encaminhamentos.

E-mail de contato: sindical@fiergs.org.br

  • Telefone: (51) 3347 – 8724 / 3347 - 8680

Assessoria Jurídico - Sindical:

  • Assessoria jurídica nas áreas trabalhista e sindical;
  • Orientação e/ou atuação em negociações coletivas de trabalho e/ou dissídios coletivos;
  • Consultoria nas questões relacionadas às convenções coletivas de trabalho;
  • Acompanhamento da criação de novos sindicatos, com a finalidade de resguardar a representatividade dos atuais sindicatos filiados à FIERGS e orientar nas apresentações de oposições, impugnações administrativas e/ou ações judiciais pertinentes;
  • Orientação e revisão de Estatutos Sociais;
  • Consultoria em processos de regularização dos sindicatos e pedidos de registros de alterações sindicais (alteração de base, categoria, dentre outras);
  • Assessoria nos processos eleitorais, inclusive na elaboração de editais, atas de eleição e posse e registros junto ao Registro de Pessoas Jurídicas e Ministério da Justiça;
  • Apoio, em caráter opinativo, em processos enquadramento sindical, por meio de formulário constante do site e do envio de documentos (contrato social e cartão CNPJ).
  • Orientação e/ou assessoria nos processos de incorporação e fusão de sindicatos;
  • Suporte nos processos de implantação de contribuições;
  • Realização de audiências;
  • Apoio e participação em assembleias.

Apoio e Desenvolvimento Sindical:

  • Apoio na realização de eventos dos Sindicatos;
  • Encontros com Executivos Sindicais;
  • Projeto de Fortalecimento Sindical – “Sindicato Mais com Menos”;
  • Cursos, palestras e eventos para Diretoria e Executivos dos sindicatos;
  • Interiorizações;
  • Suporte na cobrança de contribuições/arrecadação.

A FIERGS oferece uma sala para uso compartilhado, onde o Sindicato pode instalar sua sede com custos subsidiados.

Oferece, ainda, quatro salas de reuniões para utilização gratuita pelos Sindicatos, com empréstimo de equipamentos.

PROCOMPI/PDA:

  • Elaboração e execução de eventos, cursos, projetos e parcerias com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), contribuindo para ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos industriais, por intermédio de uma atuação integrada das entidades que compõem o Sistema Indústria.

Quadro Social do CIERGS

Associar-se ao Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul – CIERGS significa conectar-se a uma rede de parceiros que trabalham com o propósito único de fortalecer os negócios, tornando a indústria mais preparada para assumir posicionamento competitivo.
O associado CIERGS tem acesso a uma série de ações institucionais de defesa de interesses, além de benefícios como descontos em serviços e eventos em diversas áreas e acesso a pesquisas, estudos, pareceres técnicos nas mais diversas áreas de interesse das indústrias.

Defesa e Segurança

O Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul tem como propósito principal promover a aproximação das indústrias gaúchas com as Forças Armadas, incentivando ações em parceria que contribuam para o fortalecimento do setor de Defesa.

Fale Conosco

Para mais informações envie sua mensagem!

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.