Comércio Exterior e Relações Internacionais

A atuação internacional da FIERGS se desenvolve por meio de ações articuladas de suas áreas estratégicas CONCEX (Conselho de Comércio Exterior)  e  GEREX (Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior) em três eixos principais:

• Defesa de Interesses
  • Internacionalização de Empresas
  • Operações de Comércio Exterior

A Defesa de Interesses compreende ações estratégicas de articulação e negociação com foco no encaminhamento e resolução de temas que contribuam para prover a competitividade do ambiente de comércio exterior em favor das indústrias. Dentre os assuntos tratados estão às negociações internacionais, logística, facilitação do comércio, defesa comercial e política de comércio exterior.

A Internacionalização de Empresas oferece um conjunto de serviços adaptados às necessidades das indústrias que desejam ampliar sua participação no mercado internacional. Os serviços de internacionalização são oferecidos pelo Centro  Internacional de Negócios (CIN-RS) e compreendem: capacitação internacional , promoção de negócios, inteligência comercial, programas de internacionalização, e atração de investimentos.

Os Serviços e Operações de Comércio Exterior atuam na emissão de certificados para exportação, pesquisa de não-similaridade estadual e certificado digital. Fornece consultoria internacional aos importadores e exportadores, oferecendo soluções para os desafios operacionais no comércio exterior tais como auxílio na formação de preço na exportação, habilitação no Siscomex, regimes aduaneiros especiais, entre outros.

CONCEX (Conselho de Comércio Exterior)

A Defesa de Interesses é coordenada pelo Conselho de Comércio Exterior (Concex), que visa identificar, acompanhar e discutir as oportunidades e as ameaças ao fortalecimento do comércio internacional, sugerindo ações estratégicas que estimulem e melhorem o ambiente de negócios e do comércio exterior, bem como colaborando para a resolução de pleitos e dificuldades das empresas.

GEREX (Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior)

A GEREX visa aumentar a competitividade da indústria gaúcha e ampliar sua participação no mercado global por meio do Centro Internacional de Negócios e dos Serviços e Operações de Comércio Exterior.

Para mais informações envie sua mensagem!

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.

CAPTCHA