Comércio Exterior e Relações Internacionais

A atuação internacional da FIERGS se desenvolve por meio de ações articuladas de suas áreas estratégicas CONCEX (Conselho de Comércio Exterior)  e  GEREX;(Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior) em três eixos principais:

• Defesa de Interesses
  • Internacionalização de Empresas
  • Operações de Comércio Exterior

A Defesa de Interesses compreende ações estratégicas de articulação e negociação com foco no encaminhamento e resolução de temas que contribuam para prover a competitividade do ambiente de comércio exterior em favor das indústrias. Dentre os assuntos tratados estão às negociações internacionais, logística, facilitação do comércio, defesa comercial e política de comércio exterior.

A Internacionalização de Empresas oferece um conjunto de serviços adaptados às necessidades das indústrias que desejam ampliar sua participação no mercado internacional.  Os serviços de internacionalização são oferecidos pelo Centro  Internacional de Negócios (CIN-RS) e compreendem: capacitação internacional , promoção de negócios, inteligência comercial, programas de internacionalização, e atração de investimentos.

Os Serviços e Operações de Comércio Exterior atuam na emissão de certificados para exportação, pesquisa de não-similaridade estadual, ata-carnet e certificado digital. Fornece consultoria internacional aos importadores e exportadores, oferecendo soluções para os desafios operacionais no comércio exterior tais como auxílio na formação de preço na exportação, habilitação no Siscomex, regimes aduaneiros especiais, entre outros.

Conheça todos os serviços em Comércio Exterior e Relações Internacionais desenvolvidos pela FIERGS clicando aqui.

CONCEX (Conselho de Comércio Exterior)

A Defesa de Interesses é coordenada pelo Conselho de Comércio Exterior (Concex), que visa identificar, acompanhar e discutir as oportunidades e as ameaças ao fortalecimento do comércio internacional, sugerindo ações estratégicas que estimulem e melhorem o ambiente de negócios e do comércio exterior, bem como colaborando para a resolução de pleitos e dificuldades das empresas.

Despacho Aduaneiro Prioritário e Restrição a Entrada de Estrangeiros504.4 KBDownload
Redução da Alíquota de Importação para alguns itens278.55 KBDownload
Atualização do Processo de Revisão do SGP dos EUA606.54 KBDownload
Governo zera tarifas de importação de produtos para combate à Covid-19501.62 KBDownload
Promulgação do Acordo Automotivo entre Brasil e Argentina312.13 KBDownload
Alteração na lista de NCMs na condição de Ex-Tarifários510.67 KBDownload
Despacho Aduaneiro Prioritário283.99 KBDownload
Prorrogação de prazo dos atos concessórios do regime de Drawback521.22 KBDownload
Ampliação da lista de produtos com redução das tarifas de importação333.76 KBDownload
Itens impedidos na exportação e Taxas de Juros no PROEX278.87 KBDownload
Novos prazos de contrato de câmbio275.74 KBDownload
Redução Tarifas de Importação297.43 KBDownload
Alterações Instruções Normativas da RFB281.33 KBDownload
Redução Tarifas de Importação277.25 KBDownload
Redução Tarifas de Importação329.73 KBDownload
Alterações Normativas Italianas272.74 KBDownload
RFB altera procedimento para retirada de mercadoria275.11 KBDownload
Principais Atos e Normas Publicadas a Partir do Coronavírus205.17 KBDownload
Principais Atos e Normas Publicadas a Partir do Coronavírus237.06 KBDownload
Consulta sobre impactos do Coronavírus181.94 KBDownload
Atualização do SGP dos EUA182.95 KBDownload
Consulta de Demandas do Setor Privado para Mercados Estratégicos para a Indústria Brasileira290.46 KBDownload
Questionário sobre reforma do sistema de apoio oficial290.19 KBDownload
Barreiras ao Mercado Argentino216.19 KBDownload
Consulta Barreiras ao Mercado Indiano265.4 KBDownload
Alterações SGP EUA290.36 KBDownload
Ofertas Acordo Mercosul-UE228.99 KBDownload
Facilitação do comércio230.54 KBDownload
Alterações SGP EUA223.99 KBDownload
SGP EUA238.48 KBDownload
Novas regras ACE 55227.07 KBDownload
Comunicados Técnicos - 20182.27 MBDownload
Comunicados Técnicos - 20171.37 MBDownload
Comunicados Técnicos - 20161.28 MBDownload
Comunicados Técnicos - 2015272.46 KBDownload

GEREX (Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior)

A GEREX visa aumentar a competitividade da indústria gaúcha e ampliar sua participação no mercado global por meio do Centro Internacional de Negócios e dos Serviços e Operações de Comércio Exterior.

Para mais informações envie sua mensagem!

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.