Uma ação importante marcou a terça-feira (25) da cidade de Três Coroas: a cerimônia de devolução para o município da área que abrigava o aterro de resíduo industrial perigoso (ARIP) do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC). A área de 5,5 hectares passou por um processo no qual foram retiradas 9 mil toneladas de resíduos e realizada sua recuperação ambiental.

Pioneira no Brasil, a iniciativa teve investimento de R$ 10 milhões, com recursos próprios do SICTC, de suas empresas associadas, e da Prefeitura de Três Coroas.

“Esta conquista representa o compromisso e a responsabilidade da indústria calçadista de nossa cidade com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. O encerramento adequado do aterro é um exemplo a ser seguido por outras localidades, contribuindo para um futuro mais limpo e saudável. Uma área passivo zero e que poderá ser aproveitada para outros fins da comunidade”, comemora o presidente do SICTC, João Batista Vargas de Souza.

Inaugurado em 2000, o ARIP foi o local para onde as indústrias associadas ao SICTC enviavam seus resíduos industriais até 2012. Daquele ano em diante, uma nova solução foi encontrada: o coprocessamento – que é a destinação adequada e sustentável de resíduos e de passivos ambientais em fornos de cimento. A partir daí, foi dado início ao processo de recuperação entregue na cerimônia realizada na tarde de terça-feira.

Em março de 2023, a Fepam concedeu o Termo de Encerramento – ato administrativo no qual o órgão público, a partir dos documentos contidos no Processo Administrativo, sinaliza a inexistência de passivo ambiental que represente risco ao ambiente ou à saúde da população, quando do encerramento de determinado empreendimento ou atividade. “Somos um setor que, dia a dia, mostra que é possível, por meio do compromisso individual, mas com a força da união do setor calçadista trilhar essa nova onda da sustentabilidade, realizando ações ambientais, sociais e de governança. Através do Sindicato, cada associado cumpre com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e é preciso mostrar que temos carreira sólida nessa onda que, para muitos, está só começando”, ressaltou a gestora ambiental do SICTC, Grasiela Rutiel Huff, durante a cerimônia.

Novo destino

O Sindicato, em parceria com a Prefeitura, também apresentou à Fepam um projeto de uso futuro da área. Nesse sentido, foi feito um documento de intenção do município para que, dentro das valas, passasse a ser feita compostagem das podas recolhidas na cidade, para que vire adubo destinado à manutenção do verde público e para produtores rurais de Três Coroas.

quinta-feira, 27 de Julho de 2023 - 8h08