Esta semana foi marcada pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento realizado nesta quinta-feira (27), no salão Júlio de Castilhos da AL, teve entre os presentes empresários representantes de sindicatos do Couro, Artefatos de Couro, Calçados e Curtume do Estado e outras autoridades.

A Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS) foi representada pelo vice-presidente Cezar Luiz Müller, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles de Portão. “É um desafio que a Frente Parlamentar terá daqui para frente, para que nós possamos construir um setor cada vez mais competitivo. E dizer que a Federação está à disposição para contribuir com qualquer trabalho que seja necessário para alavancar ainda mais o nosso setor coureiro-calçadista. Que possamos tornar o Rio Grande do Sul um Estado capaz de competir internacionalmente. Não basta mais só competir no mercado interno. E, nesse aspecto, o setor coureiro-calçadista pode contribuir mais com o Rio Grande do Sul, gerar mais empregos, impostos, renda e, quem sabe, nos tornarmos um setor com uma expressão mundial ainda maior. Para isso, teremos que fazer algumas correções. O RS tem potencial, capacidade, escolas, formação de técnicos, como o Senai, e tem exportado conhecimento para o mundo todo", declarou Müller em seu pronunciamento.

Tela grande com imagem de um homem branco aparecendo, plateia lotada de pessoas sentadas

Segundo o deputado Joel Wilhelm (PP), responsável pela proposição, a Frente Parlamentar vai trabalhar para que as empresas consigam linhas de crédito, diminuição da alíquota para 3%, assim como a diminuição de taxas e de impostos com o objetivo de tornar o setor calçadista gaúcho mais competitivo – tanto no mercado interno quanto no externo, ampliar o faturamento das empresas e aumentar a geração de emprego e renda. Hoje, o Rio Grande do Sul tem 1.800 empresas do setor e cerca de 97 mil pessoas empregadas diretamente.

Pessoas sentadas em um auditório
sexta-feira, 28 de Abril de 2023 - 15h15