Despertar e sensibilizar as empresas do setor de alimentos para a necessidade de inovação em seu processo produtivo e na comercialização de seus produtos está entre os objetivos do projeto “Despertando para a Inovação: Consultoria, Inteligência e Marketing de Alimentos”. A iniciativa do Sindicato das Indústrias de Alimentação e Bebidas do Estado do Rio Grande do Sul (Siab-RS) faz parte do Programa de Apoio a Projetos Sindicais, uma parceria da FIERGS, por meio da Unisind, e do Sebrae-RS, focado em beneficiar indústrias associadas aos Sindicatos Industriais do Estado.

O projeto desenvolvido junto ao Siab-RS envolve três pontos com um olhar voltado para a inovação: a melhoria do desenvolvimento do produto, conhecimento sobre as tendências nacionais e internacionais, e a análise da comunicação com o consumidor – seja pelas mídias sociais, sites, ou outros meios. Serão atendidas 12 empresas do setor de alimentos no total – incluindo indústrias de sucos, conservas, especiarias, bebidas, geleias, suplementos e cereais. “Será feito um mapeamento do que já existe de produto e serão trabalhados um ou dois deles com um olhar de inovação. Queremos estimular a inovação entre as indústrias participantes”, ressalta o presidente do Siab-RS, Marcos Oderich.

O projeto envolve cinco fases:

• Questionário on-line;
  • Brainstorming;
  • Análises de consultores;
  • Resultados da avaliação de mercado, indicação de oportunidades de inovação;
  • Apresentação dos resultados da avaliação de branding e marketing. Discussão técnica sobre P&D, seminário final com tendências globais e demandas futuras das empresas.

Ao final dos cinco meses de projeto, serão entregues às empresas participantes: relatórios de avaliação de mercado nacional/global, principais resultados da avaliação de performance de branding e marketing; considerações sobre as melhorias na formulação do produto/linha de produção com base no que foi trabalhado ao longo do projeto.

quinta-feira, 15 de Junho de 2023 - 15h15