O Sindividros-RS está desenvolvendo junto aos seus associados o Projeto Sindical "A Rastreabilidade na Cadeia Produtiva do Vidro", realizado por meio do Programa de Apoio a Projetos Sindicais, iniciativa da FIERGS, por meio da Unisind, em parceria com o Sebrae-RS, que estimula a competitividade das indústrias do Estado e o fortalecimento das pequenas empresas de diferentes setores.

A iniciativa realizada pelo Sindividros-RS envolve uma série de eventos de forma a promover o conhecimento acerca do uso do vidro e são divididos em macro etapas. A de número cinco ocorreu na última semana, com a visita à unidade da empresa Cebrace, a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul. A fábrica localizada em Jacareí, em São Paulo, proporcionou uma experiência enriquecedora aos participantes. Foram 13 vidraçarias gaúchas presentes e seus representantes puderam visitar o C5, forno que transforma a areia e seus outros componentes em vidro float. Eles viram também todo o processo de fabricação da matéria-prima bruta; conheceram ainda o Coater, máquina que recebe a chapa de vidro pronta e que realiza a metalização dos vidros de proteção solar dos tipos habitat e cool light.

O empresário Gabriel Rocha, da Soluta Esquadrias, presente pela primeira vez em uma indústria do vidro, falou sobre a visita. "Foi uma experiência bastante agregadora, muito interessante acompanhar o processo produtivo", ressaltou. Para a arquiteta Aline Dametto, da Startglass, foi enriquecedor conhecer todo o processo fabril. " Entender a dimensão e a complexidade da indústria foi uma ótima experiência”.

O projeto encerra no dia 3 de agosto, durante a Construsul, em Porto Alegre, onde será realizada uma palestra sobre a importância do vidro na certificação ambiental. Na ocasião, serão entregues os certificados para as empresas participantes, que concluíram sua capacitação no projeto.

Outros eventos

Para além do projeto com a FIERGS e o Sebrae RS, o Sindividros-RS promoveu na última quinta-feira (22), no salão de convenções do Hotel Laghetto Stilo Vita, no Vita Boulevard, em Gramado, uma capacitação que abordou os vidros de proteção solar. A palestra teve como tema a eficiência energética e os vidros de alta performance, com o doutor e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Fernando Westphal, que apresentou cases, soluções e estratégias para alcançar altos níveis de desempenho. Ele é autor de um livro sobre o uso do vidro na construção civil, um material importante para fundamentar uma futura disciplina sobre os vidros em Universidades de Arquitetura e Urbanismo.

O evento tem o patrocínio da Abividro – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro,  Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos e o portal Vidro Certo, iniciativa que tem como objetivo levar conhecimento sobre a importância do vidro plano nas construções e na vida social do consumidor final e do profissional que deseja trabalhar com o vidro, agregando valor com segurança, conforto e eficiência além da estética que o vidro proporciona aos seus projetos.

Terça-feira, 27 de Junho de 2023 - 19h19