Apresentar os canais de acesso, programas e serviços executados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec) com foco em atração de investimentos e promoção de negócios para o Estado. Esse foi o objetivo do workshop realizado em formato híbrido nesta quarta-feira (18) pela FIERGS, por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) destinado a empresários, empreendedores e representantes dos Sindicatos Industriais.

“Auxiliar a gerar um ambiente propício às atividades produtivas é um dos papeis mais relevantes de um governo que esteja focado no desenvolvimento da sociedade”, afirma o Vice-coordenador da Área Empresarial do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase), da FIERGS, José Luiz Bozzetto, na abertura do encontro. “Por isso, é de suma importância um evento como esse, que busca comunicar e explanar sobre os serviços da secretaria, para que se possa atrair investimentos, sejam locais, de fora, ou já existentes. A secretaria tem programas e serviços que podem e devem ser mais utilizados pelas empresas para auxiliar no seu desenvolvimento”, finaliza.

Já o Secretário da Sedec-RS, Edson Brum, ressalta que “um dos objetivos do governo estadual é contribuir com a desburocratização das leis, tentando tirar ao máximo qualquer tipo de obstáculos para o empreendedor”. E completa “desburocratizamos, diminuímos os tempos tanto do Proedi quanto do Fundopem – duas leis que interessam muito ao setor industrial, mas participamos também na organização de outras nove leis que foram aprovadas de março para cá, tornando o RS um ambiente melhor do que estava para o empreendedorismo”.

Entre os temas tratados por representantes de diferentes órgãos do Estado estiveram: Rede de Atração de Investimentos do RS, Fundopem, Proedi, Ações e linhas de crédito disponíveis via Badesul e BRDE, ações da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), ações de atração de investimento, promoção comercial e paradiplomacia, além de ações e programas focados em micro e pequenas empresas. Também foi abordada a importância das feiras internacionais como vitrine de negócios – a exemplo da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que ocorre de 5 a 7 de outubro em Caxias do Sul.

Homem de terno, segurando um microfone virado para uma tela na parede com imagens da feira Mercopar

Para realizar download dos arquivos apresentados no evento, clique abaixo:

quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 - 15h15