A nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul), tomou posse em cerimônia realizada nesta quinta-feira (23), em São Leopoldo. A gestão estará à frente da entidade no período de 2023–2026, sob a liderança de Sergio Luis Patzlaff, diretor da empresa Datwyler. "O Sinborsul reúne muitas histórias de superação e grandes conquistas. Grandes empreendedores que superaram muitos obstáculos e desafios para consolidarem trajetórias de sucessos nas suas organizações. Sabemos que as adversidades no Brasil são muitas para o empreendedorismo, mas se olharmos para as nossas trajetórias, veremos que é possível. Temos no nosso quadro empresas quase centenárias", enalteceu o novo presidente durante a cerimônia. A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) foi representada pelo vice-presidente da entidade Gilberto Ribeiro.

Profissional com MBAs em Gestão Comercial e em Gestão Financeira, Auditoria/Controladoria, o novo presidente do Sinborsul é graduado em Engenharia de Produção e possui curso técnico em Química. Iniciou a sua carreira na indústria de tintas/revestimentos e no setor petroquímico (laboratórios de P&D da Tintas Renner e da Braskem). Em 2007, ingressou na Bins, e foi responsável pelo desenvolvimento de mercado no campo original automotivo, além de liderar a estratégia de branding e desenvolvimento de produtos para o mercado de reposição automotiva.

Com a aquisição da BINS pelo grupo suíço Datwyler, em 2020, assumiu a gestão da planta brasileira, na posição de Site Director. “Podemos e queremos mostrar que a indústria da borracha é sim sustentável e próspera. Temos hoje um dos maiores centros de Pesquisa e Desenvolvimento da indústria da borracha (Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros), aqui do nosso lado, que suporta ativamente o nosso setor, desenvolvendo projetos e formando mão de obra qualificada. Acreditamos que a educação é um pilar básico para o desenvolvimento de uma economia, e a comunidade de São Leopoldo é um exemplo claro, onde vemos um grande engajamento de diversas entidades com o Sesi e o Senai”, destacou Patzlaff.

De 2013 até outubro de 2023, o empresário Gilberto Brocco esteve na presidência, totalizando três gestões de trabalho consecutivos, mais um ano de extensão, totalizando uma década na liderança do Sinborsul. Atento ao mercado e empenhado em dar visibilidade à entidade, Brocco fortaleceu as relações entre o setor da borracha com diferentes segmentos, ampliando as conexões profissionais. Entre as ações e atividades desenvolvidas no decorrer deste período, um dos destaques foi a elaboração da Cartilha de Segurança, pioneira no País, fruto do projeto Suporte Tecnológico à Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos na Indústria de Artefatos de Borracha. Esse trabalho cooperado, na forma de uma Comissão Tripartite, serve de instrumento de orientação às empresas, aos profissionais e demais agentes envolvidos com a indústria de artefatos de borracha. Brocco também atuou junto ao alto comando dos Bombeiros, com vistas a adequação de brigadistas de incêndio, em prol das empresas do setor; promoveu diversas capacitações e incentivou a participação das empresas associadas e filiadas em feiras e missões nacionais e internacionais.

O Sinborsul, com sede no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, possui aproximadamente 40 empresas associadas e 250 filiadas, distribuídas nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando em torno de 12 mil funcionários. São 71 anos de tradição, com sua fundação em 1952.

Números do setor de borracha

De acordo com os dados da FIERGS, o PIB do segmento da borracha representa R$ 1,82 bilhão no RS, sendo o Estado o 3º maior do segmento, representando 10,3% do PIB Nacional do setor. São 205 estabelecimentos, gerando mais de 10 mil empregos. As exportações somaram US$ 207 milhões em 2022 e a arrecadação de ICMS gerou R$ 304 milhões para os cofres gaúchos em 2022.

sexta-feira, 24 de Novembro de 2023 - 12h12