Celebrar mais um ano de trabalho conjunto entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e os Sindicatos Industriais de todo o RS pela competitividade das indústrias gaúchas, e homenagear as entidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do Estado ao longo das últimas décadas. Esse foi o propósito do Encontro Sindical 2022, realizado nesta quinta-feira (8), na sede da FIERGS.

O evento reuniu presidentes, executivos e outros representantes Sindicais da indústria do Estado. “Neste momento de transição política, precisamos estar atentos à esfera federal para que a retomada da produção industrial que experimentamos tenha continuidade. Além disso, muitas questões poderão interferir diretamente nos Sindicatos que presidimos, no meu caso o Sinmetal. Entre elas, será preciso prestar muita atenção a movimentos que alterem a legislação e que venham a desequilibrar as representações legítimas das entidades de empregadores e as de empregados. Outro tema que requer vigilância é a Modernização Trabalhista”, ressaltou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, ao iniciar o evento. O presidente relembrou que “nos últimos 58 meses, foram gerados 5,6 milhões de novos postos de trabalho formais, mesmo em meio à pandemia, devido a esta Modernização”.

O vice-presidente da FIERGS e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro, também deixou sua mensagem aos presentes. “Em 2022, a Unisind atuou fortemente ao lado dos Sindicatos em diversas demandas, fomentando a atuação sindical na defesa dos interesses da indústria”, destacou. Ribeiro relembrou algumas das realizações da FIERGS, por meio da Unisind, ao longo deste ano:

1) Promoção de capacitações e eventos, conjuntamente com os Conselhos Temáticos e área técnica da Federação;

2) Desenvolvimento e disponibilização do Sistema Eletrônico de Votação para a Indústria (Sevi), em parceria com a Gestão de Informática (Ginfo) – utilizado nas eleições do Sinditrigo, Sindigraf-RS, Sindipan-RS, Sinplast-RS e Sindicer;

3) Disponibilização do Sistema de Gestão Sindical (Sindisoft), de adesão gratuita, subsidiado pela FIERGS;

4) Assessoria jurídica em cerca de 15 reuniões de negociação coletiva;

5) Participação em mais de 30 eventos promovidos pelos Sindicatos;

6) Assessoria de comunicação ativa e focada em divulgações de interesse dos sindicatos;

7) Promoção de visitas técnicas e para troca de experiências, tais como ao Instituto Caldeira, à Mercopar e ao Simecs, com representantes de diversos Sindicatos;

8) Atendimento jurídico trabalhista e sindical aos Sindicatos, respondendo a consultas destes e de seus associados;

9) Assessoria nas demandas relativas a registro sindical, alterações estatutárias, eleições sindicais, assembleias, dentre outros;

10) Divulgações técnicas de interesse sindical;

11) importante parceria estabelecida pela FIERGS, por meio da Unisind, com o Sebrae RS, que possibilitou a destinação de cerca de R$ 2 milhões em recursos para o desenvolvimento de 22 projetos apresentados pelos sindicatos, voltados ao fortalecimento da categoria e do associativismo.

Já o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Carlos Artur Trein, apresentou os números da instituição nos últimos anos. Entre 2020 e 2022, o Senai investiu R$ 122 milhões – sendo R$ 97 milhões na compra de equipamentos e máquinas, novas tecnologias, sistemas, de forma a qualificar ainda mais os serviços prestados às indústrias e na preparação de profissionais. Foram adquiridos 10.500 itens para ofertar cursos diferenciados e com o que há de mais moderno no mercado – como robôs autônomos e inteligência artificial. Outros R$ 25 milhões foram destinados à infraestrutura – ambientes mais modernos e seguros, de forma a atender todas as legislações. “Nesse período, foram preparados 190 mil profissionais para o setor industrial”, informou Trein.

Homenagens aos Sindicatos

Os Sindicatos filiados à FIERGS que fecharam década de atuação, neste ano de 2022, foram homenageados pelo longo período de atuação lado a lado das indústrias gaúchas. “Parabenizo os Sindicatos que a seguir serão destacados, lembrando que estas homenagens, mais do que justas, são o resultado da forma coesa como eles conseguiram reunir e representar os seus respectivos segmentos em torno das suas entidades”, declarou o presidente Petry.

Confira as entidades que foram homenageadas pela contribuição junto às indústrias de seus setores:

80 ANOS

Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado do Rio Grande do Sul – SITERGS;

Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul – SINDICIS;

Sindicato das Indústrias da Alimentação e Bebidas do Estado do Rio Grande do Sul - SIAB-RS;

Sindicato das Indústrias do Mate no Estado do Rio Grande do Sul – SINDIMATE;

Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo - SIC-NH.

70 ANOS

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul - SINBORSUL;

Sindicato das Indústrias do Vestuário, Calçados e Acessórios do Nordeste Gaúcho - SINDIVEST NORDESTE GAÚCHO.

40 ANOS

Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul - SINPLAST/RS.

30 ANOS

Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região – SINMAQSINOS;

Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul – SIPARGS;

Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias - SINDMOBIL-GRAMADO.

20 ANOS

Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos – SIMPLAVI;

Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Tenente Portela – SINDUSCON TENENTE PORTELA.

sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022 - 7h07